A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira celebra nesta quinta-feira (05/08) o “Dia Nacional da Saúde”. A data tem o intuito de conscientizar a população sobre a relevância da educação sanitária, incentiva as pessoas a ter um estilo de vida mais saudável e também o próprio valor da saúde.
O Dia Nacional da Saúde foi regularizado e introduzido no calendário oficial brasileiro por meio do decreto-lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, elaborado pelo Ministério da Saúde e da Educação e Cultura. A data foi escolhida para homenagear o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu no dia 5 de agosto de 1872.
“O principal objetivo de se celebrar o Dia Nacional da Saúde é a oportunidade de conscientizar a população da importância de uma vida regrada e pautada em ações que garantam qualidade de vida, pois saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um completo estado de bem-estar físico, mental, emocional e espiritual”, disse a secretária de Saúde, Vera Visolli.
Para a secretária, é fundamental que cada um de nós dedique atenção especial para algumas questões, como por exemplo:
- Alimentação saudável;
- Beber bastante água;
- Adequada higiene pessoal e da moradia;
- Prática de esportes;
- Horas de sono regulares (ideal oito horas por dia);
- Evitar o uso de álcool em excesso e de cigarros;
- Manter bons relacionamentos interpessoais em todos as esferas;
- Cuidar bem de suas amizades;
- Evitar atividades que te causem estresse;
- Adicionar à sua rotina atividades que te dão prazer;
A Saúde Pública também tem uma função imprescindível na garantia de condições de saúde à população em geral e atua de forma incisiva na prevenção das doenças. Vale ressaltar que por meio das Ações de Vigilância em Saúde ela busca garantir as condições necessárias para uma vida saudável. Principalmente neste período de pandemia.
“A Saúde Pública desempenha papel fundamental em todo processo de enfrentamento a pandemia. Em nosso país contamos com o SUS (Sistema Único de Saúde), que tem demonstrado sua relevância nestes momentos tão difíceis de enfrentamento à pandemia, quer seja no atendimento ambulatorial, no monitoramento dos casos de covid-19, nas internações em enfermaria ou leitos de UTI e agora em todo processo de vacinação da nossa população”, completou a secretária.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira