De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados nesta quarta-feira (25/08), Porto Ferreira chegou a marca de 57.128 doses aplicadas até o momento, sendo 38.127 primeiras doses, 17.611 válidas para as segundas e 1.390 doses únicas. O município continua com um ritmo acelerado nas vacinações, chegando ao público alvo de 12 a 17 anos com comorbidade e de 17 anos ou mais sem comorbidade.
Entretanto, diante dos questionamentos da população ferreirense, a Secretaria de Saúde tem o intuito de esclarecer a nomenclatura/desenvolvimento de cada uma das vacinas aplicadas na cidade até o momento.
A CoronaVac é um imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a fabricante chinesa de medicamentos Sinovac Biotech. Portanto, os nomes CoronaVac e Butantan equivalem ao mesmo imunizante.
Já a vacina AstraZeneca foi desenvolvida pelo grupo farmacêutico britânico que leva o mesmo nome, em parceria com a Universidade de Oxford (Reino Unido). No Brasil, o imunizante é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz são os únicos imunizantes aplicados na cidade que também são desenvolvidos no Brasil.
Já a Pfizer/BioNTech foi desenvolvida pelas farmacêuticas dos Estados Unidos (Pfzier) e Alemanha (BioNTech). O único imunizante de dose única aplicada na cidade, a Janssen, foi elaborada pela farmacêutica Johnson & Johnson, nos Estados Unidos.
Mesmo com o avanço das aplicações das vacinas na cidade, a Vigilância Epidemiológica reforça que estamos em período de transmissão do vírus. Portanto, todos devem seguir rigorosamente com os cuidados de higiene e distanciamento, como uso de máscaras, higienização com álcool em gel, evitar aglomerações, etc.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira