Prêmio Medalha Lourenço Filho da Prefeitura de Porto Ferreira inicia inscrições na próxima semana

A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Educação, vai realizar a quarta edição do Prêmio Medalha Lourenço Filho (2021), que objetiva reconhecer o mérito dos profissionais da Educação pela sua contribuição à melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica, com o desenvolvimento de experiências pedagógicas bem-sucedidas.

O prêmio consiste na seleção e premiação de práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais da educação das Unidades Escolares Municipais, em uma ou mais das etapas da educação básica que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação, instituído pela lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e no Plano Municipal de Educação, lei municipal nº 3.186/2015, e os critérios estabelecidos no regulamento da Medalha.

Estão aptos a se candidatar todos os profissionais da educação que atuam na rede municipal de ensino de Porto Ferreira, sendo eles professores, atendentes de desenvolvimento infantil, monitores de creche, coordenadores pedagógicos e diretores.

As inscrições serão realizadas na Secretaria de Educação no período de 13 de setembro a 1º de outubro. As informações sobre inscrição, formatação dos trabalhos e critérios de correção estão previstas em regulamento a ser divulgado em breve.

A divulgação dos resultados finais acontece dia 14 de outubro no site da Prefeitura.

Lourenço Filho

Nascido em 10 de março de 1897 na cidade de Porto Ferreira (SP), Manoel Bérgstrom Lourenço Filho optou pela carreira do magistério, abandonando o segundo ano de Medicina. Na sua trajetória enquanto docente desfrutou da prática administrativa e organizacional, dirigindo a reforma da instrução pública no Ceará (1922-1923) e em São Paulo (1931-1932). Na década de 1930 transferiu-se para o Rio de Janeiro, exercendo funções de chefe de gabinete do ministro da Educação, Francisco Campos. Durante a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação do Distrito Federal, dirigiu o Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

Foi diretor da Escola de Professores no Distrito Federal e do Inep, que então denominava-se Instituto Nacional de Pedagogia. Desenvolveu diversas obras de orientação, como cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula. Foi um dos precursores no estudo e publicações no âmbito da Escola Nova, com o livro “Introdução ao estudo da Escola Nova”, no fim da década de 1930. Como docente, lecionou disciplinas ligadas à Psicologia e à Pedagogia.

O estudioso desenvolveu seus escritos na vivência da administração e organização do ensino em diversas localidades brasileiras, portanto, se tornou um grande conhecedor da principal ferramenta educacional, a escola. Ele a definia como sendo uma sede com clientela específica de alunos, elementos docentes próprios e, enfim, atividades prefixadas, segundo o ensino que ministre, seus horários e programas. Fosse a escola pública ou particular, essa estrutura seria a mesma, pois deveria estar adaptada às peculiaridades do trato educacional.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos de Porto Ferreira

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