O Outubro Rosa é uma ação internacional para o controle de câncer de mama, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure no início da década de 1990. O período é celebrado anualmente e tem o intuito de compartilhar informações e conscientizar a sociedade sobre a doença. Além disso, o movimento tem o objetivo de propiciar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e colaborar para a redução da mortalidade.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais frequente em mulheres de todas as regiões. O órgão informa que as taxas mais elevadas acontecem nas regiões Sul e Sudeste, e as menores na região Norte.
Segundo o Inca, há uma estimativa de 66,2 mil novos casos da doença para este ano. Esta estatística equivale a uma taxa de 43,7 casos por 100 mil mulheres.
A doença também lidera o número de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2019 a taxa de mortalidade do câncer de mama estabelecida pela população mundial foi de 14,2 óbitos a cada 100 mil mulheres.
Também de acordo com o órgão, as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as que apresentam as estatísticas mais elevadas no número de mortes.
Recomendações
Segundo o Ministério da Saúde, mulheres de 40 anos ou mais devem procurar por um ambulatório, centro ou posto de saúde para fazer o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, é recomendado que mulheres de 50 e 69 anos devem fazer pelo menos um exame de mamografia a cada dois anos. A procura pelo serviço de saúde tem de ser feita mesmo sem a presença de sintomas.
O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
De acordo com o Ministério da Saúde, ter uma alimentação saudável e equilibrada, realizar atividades físicas e não fumar pode auxiliar nos cuidados contra diversas doenças, inclusive contra o próprio câncer de mama.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira