Atuar com segurança é um dos valores da concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira. Diante disso, a empresa investe constantemente em treinamentos para funcionários e funcionárias. O mais recente, realizado em outubro, foi direcionado às equipes de encanadores e encarregados.
No total, 18 pessoas foram treinadas para identificar as redes de gás do município. O treinamento foi conduzido pela empresa Gás Brasiliano, responsável pelo abastecimento de gás em Porto Ferreira, que indicou um total de 28,7 quilômetros de tubulações de gás canalizado na cidade.
Na prática, os encanadores da BRK lidam diariamente com serviços que demandam escavação, como a implantação de novas ligações de água e esgoto, a substituição de redes, entre outras atividades. Sempre que há identificação da necessidade de atuação em locais onde existem redes de gás, a concessionária aciona a companhia de gás do município para o acompanhamento dos serviços, sincronizando as ações desde início até o término das atividades.
“Nossas equipes executam, diariamente, manutenções em redes de água e esgoto. Em alguns pontos da cidade, a rede de gás fica próxima à essas tubulações. Esse treinamento vem capacitar as equipes para evitar rompimentos ou qualquer prejuízo ao sistema de abastecimento de gás da cidade”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.
A previsão é que o treinamento para identificação das redes de gás ocorra anualmente na BRK, para que as equipes possam ter o conhecimento reciclado quanto ao tema e, principalmente, estarem atualizadas em relação à localização das tubulações.
Por Nathalia Vanderley Lopes Comunicação Regional SP nlopes@brkambiental.com.br