O Sebrae-SP anunciou nesta quinta-feira (18) os vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia foi realizada de forma online, transmitida pelo YouTube, no link
Foram premiados trabalhos em quatro categorias: Texto, Vídeo, Áudio e Foto.
Em Texto, o primeiro lugar ficou com a matéria "De grandes para pequenos", publicada na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, de autoria da jornalista Claudia Rolli com a participação de Mauro Silveira e Marisa Adán Gil.
Na categoria Vídeo, a vencedora foi Mariana Fontes com o trabalho "Empresa social leva produtos de pequenos agricultores a famílias de baixa renda do país", veiculado pela TV Globo. A equipe participante dessa produção contou ainda com Rogério Rocha, Renata Puccinelli, Pedro Ferreira, Thiago Cavalheiro, Denise Correa, Samuel Reis e Fabíola Marzabal.
Em Áudio, venceu a reportagem "De lixão a parque: a arquiteta que mudou a paisagem da favela", representado por Vagner de Alencar, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias – Podcast Próxima Parada. Contribuíram para a produção desse material Gabriela Carvalho, Ana Beatriz Felicio, Rômulo Cabrera e Pammela Gentil.
Werther Santana, com a matéria intitulada "74% das startups nunca tiveram investimento", foi o ganhador na categoria Foto, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
O presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, parabenizou os vencedores e ressaltou a qualidade dos profissionais. "Nesse momento difícil de pandemia que nós passamos, eles conseguiram captar a mensagem relacionada ao empreendedor e transmitir à sociedade as informações que todos precisavam", disse.
"O trabalho dos jornalistas é fundamental para divulgar, dar conhecimento e deixar o público ciente do que os empreendedores fazem, quais são as boas práticas e o que isso representa na vida das pessoas", afirmou, ao também parabenizar os vencedores, o diretor de administração e finanças do Sebrae-SP, Guilherme Campos.
A etapa paulista foi a que mais registrou inscrições: 210. Os premiados receberam um troféu e passaram automaticamente a concorrer na categoria regional. Os vencedores nas etapas regionais vão disputar a fase nacional, prevista para ocorrer em janeiro do ano que vem.
*Por Sebrae-SP – marielms@sebraesp.com.br