A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira, com o apoio da Casa dos Conselhos e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, realiza a partir desta terça-feira (23/11) a Semana da Consciência Negra. Por deliberação do conselho, a professora Vera Nascimento será a homenageada desta edição do evento.
Veja a programação:
Terça-feira (23/11), às 19h – Anfiteatro Isaltino Casemiro – “Vivendo na diversidade: igualdade de diferenças na teoria e na prática”. Professora-doutora Marciele Nazaré Coelho, professora do Instituto Superior de Ciências da Sociais e Relações Internacionais (SIS/Angola) e membro do Niase. Professora-doutora Francisca de Lima Constantino, coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Ensino de Ribeirão Preto e membro do Niase.
Quarta-feira (24/11), às 19h – Anfiteatro Isaltino Casemiro – “Vivendo na diversidade: igualdade de diferenças na escola e na vida”. Professora-doutora Rosimara Silva Correa, professora de educação infantil na Secretaria Municipal de Ensino de São Carlos e membro do Niase. Professora-doutora Daniela Mara Gouvêa Bellini, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e membro do Niase.
Quinta-feira (25/11), às 19h – Sest/Senat – “Sarau Preto”. Participação de artistas de Porto Ferreira e região.
Homenageada
Vera Nascimento é natural da cidade de São Paulo, nascida no bairro de Santana, chegando com tias menor de idade em Porto Ferreira. Estudou o primário (hoje ensino fundamental 1) na Escola Estadual Sud Mennucci; estudou o ginasial (hoje ensina fundamental 2) e o colegial (hoje ensino médio) na Escola Estadual Washington Luiz.
Cursou a Faculdade de Ciências e Libras José Augusto Vieira de Machado com habilitação em Administração Escolar, Filosofia, História da Educação e Sociologia. Possui pós-graduação em Didática Educacional e Educação Especial.
Iniciou a carreira quando aluna por seu professor Octavio Bueno Fernandes, de Santa Rita do Passa Quatro. Trabalhou no Estado, aposentando-se em 2006, na Escola Estadual Dr. Djalma Forjaz.
Trabalhou na Faculdade Asser (atual Unicep) nos cursos de Administração e Pedagogia. Trabalha na EMEFM Mário Borelli Thomaz até os dias de hoje.
Está na profissão há 43 anos diz que “só há transformação com a Educação, logo todos precisam de ter consciência”.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira