A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira alerta a população para que fique atenta ao aumento do número de escorpiões neste período do ano.
Com o aumento da temperatura, tem-se observado o aumento no número de notificações de encontro de escorpiões nas residências e também no número de acidentes com picadas.
Os escorpiões preferem lugares úmidos, com pouca luminosidade, com fartura de insetos, principalmente baratas, e escondem-se embaixo de pedras, entulhos, telhas e tijolos, debaixo de cascas de árvores e folhas, em paredes mal rebocadas ou com rachaduras, caixas de gordura e ralos.
Frequentemente, adentram nas residências sem serem notados, através de ralos, canaletas e frestas das portas. Após alimentarem-se, procuram esconderijos escuros e úmidos, ficando escondidos até seu próximo deslocamento em busca de alimento.
É importante verificar todo o imóvel, principalmente no cômodo onde o escorpião foi encontrado pelo morador para poder identificar o possível local que possa ter entrado.
Medidas preventivas:
– Limpar o quintal, remover o lixo, madeira, tijolos, pedras, telhas, restos de obra, materiais de construção e outros objetos;
– Se armazenados, mudar periodicamente de lugar materiais de construção, evitando os abrigos. Proteja-se com luvas grossas (raspa de couro ou vaqueta) para realizar este trabalho;
– Varrer constantemente a área ao redor do domicílio, retirando folhas secas, gravetos e outros objetos que possam servir de abrigo;
– Manter jardins e gramados aparados e bem cuidados;
– Manter afastados da casa os ramos de árvores, arbustos e trepadeiras pois eles podem ser pontos para os escorpiões entrarem no domicílio;
– Vedar fossas sépticas para passar a passagem de baratas e escorpiões.
– Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha, lavanderia e caixas de gordura.;
– Usar telas nas aberturas dos ralos para evitar a passagem dos escorpiões e baratas;
– Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha;
– Calafetar vãos ou frestas nas paredes, teto, chão, rodapés, portas;
– Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados;
– Nunca jogar lixo em terrenos baldios.
Importante: o uso de inseticidas ou produtos químicos com finalidade de exterminar o escorpião não é recomendado pela sua baixa efetividade e alto risco de contaminação, além de fazer com que eles saiam dos abrigos, aumentando o risco de acidentes.
Em caso de acidente com picada de escorpiões, procure imediatamente o Pronto-Socorro do Hospital Dona Balbina.
A equipe de endemias tem intensificado a busca e captura de escorpiões, visitas de rotina de arboviroses (dengue) e realizado atendimento das notificações durante o horário comercial e em horários alternativos, após as 17h, e aos sábados, das 8h às 13h (exceto em dias com previsão de chuvas).
O agente estará devidamente identificado ao apresentar-se ao responsável pelo imóvel.
Receba bem o agente. Ele fará as vistorias e orientações sobre as medidas preventivas, bem como esclarecer dúvidas da população durante a visita.
Durante o período de 22 a 25 de novembro foram coletados 65 escorpiões nas vistorias aos imóveis e terrenos baldios dos bairros Jardim Aníbal e Vila Sybilla. Nas áreas de vegetação e terrenos baldios, verificou-se a presença de muito entulho descartado de forma irregular e muito lixo doméstico, servindo de alimentação para baratas que, por sua vez, servem de alimento para os escorpiões, aumentando assim a quantidade desses no ambiente e também adentrando nas residências.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira