Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro a Prefeitura de Porto Ferreira ministrou um treinamento para os membros eleitos e indicados para as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa), cujo processo eleitoral foi finalizado no início do mês de novembro, seguindo o que determina o decreto municipal 687/2018 e suas revisões.
São quatro comissões distribuídas entre as Secretarias Municipais, cujo objetivo é fomentar a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho. Cada Cipa é composta por integrantes eleitos pelos servidores e também indicados pela administração municipal, totalizando 50 componentes que serão empossados no próximo dia 21 de dezembro para um mandato de 2 anos.
O curso foi ministrado pela Seção de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Escola Municipal de Gestão Pública, e teve o objetivo de transmitir aos integrantes dessas comissões noções sobre os ambientes de trabalho, os riscos ambientais que eventualmente podem se originar no desenvolvimento das atividades profissionais dos servidores e como esses riscos podem ser controlados, além de mostrar aos cipeiros quais os equipamentos de proteção devem ser utilizados para a proteção da saúde e integridade física, como também noções sobre ergonomia, investigação de acidentes, organização da Cipa e doenças sexualmente transmissíveis.
É cada vez mais recorrente empresas públicas e privadas, de diferentes portes, fornecerem treinamento em brigada de incêndio. Isto porque tem ficado evidente que incêndio é um tipo de acidente que não se prevê, mas pode ter sua causa reduzida, bem como sua intensidade controlada, e às vezes até totalmente minimizada. Para isso, mais do que hábitos de segurança e cumprimentos de leis, como vistoria em edificações, possuir laudo de corpo de bombeiro é importante para estar preparado em situações de emergência. É aí, então, que entra o treinamento para brigada de incêndio. Ele habilita qualquer pessoa psicológica e tecnicamente a atuar em uma situação de emergência com incêndio. Pensando nisso, na última sexta-feira (03/12) o curso foi finalizado com o a participação do sargento Roberto e sua equipe, representando a guarnição do Corpo de Bombeiros do município, ministrando um minicurso de brigada de incêndio. Os bombeiros repassaram instruções sobre prevenção e combate a incêndio com realização de exercício prático na utilização de extintores e mangueiras.
Desde o ano 2018 a Prefeitura conta com os valiosos trabalhos da Cipa na prevenção de acidentes, permitindo que os serviços prestados pelos servidores municipais para a sociedade ferreirense sejam realizados com cada vez mais qualidade e excelência.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira