A virada de ano é sempre um momento reflexivo sobre o que queremos mudar na nossa rotina, ou algo que desejamos resolver ou conquistar. Economizar, viajar e ser mais saudável são alguns dos tópicos mais comuns da lista de resoluções de ano novo.
Estabelecer resoluções ao fim de cada ano é praticamente um ritual unânime e milenar. Essa tradição existe há mais de 4 mil anos. Os antigos babilônios faziam promessas aos deuses quando o ano iniciava. Há registros do costume se repetir em Roma, e existem alguns paralelos religiosos no início do Cristianismo e Judaísmo, quando adoradores procuravam melhorar a si mesmos anualmente.
Hoje, podemos dizer que está bem mais fácil de resolver algumas das promessas que fazemos nessa época. A tecnologia, que otimiza nosso dia a dia, também colabora com a lista de ano novo. Aplicativos e startups de diferentes segmentos encurtam caminhos e agilizam soluções.
Garimpamos sete serviços que vão ajudar a ter mais motivos para comemorar ao final de 2022: :
1- Organizar as finanças e deixar as contas no azul: ter uma boa relação com o dinheiro é extremamente necessário para atingir grandes sonhos, como viajar ou comprar um imóvel. Afinal é necessário se planejar e poupar para tirar os planos do papel. Além disso, problemas financeiros podem acarretar em estresse e doenças.
2- Cuidar do sorriso: além de melhorar o dia das pessoas, o simples ato de sorrir tem efeito positivo na saúde psicológica. O sorriso colabora na liberação da endorfina, hormônio associado ao bem estar que é liberado a partir do movimento dos músculos do rosto. Porém, muitas pessoas se sentem inseguras para revelar seus sorrisos por terem algum tipo de má oclusão dos dentes.
3- Viajar mais: associar felicidade à viagem é algo comum devido à sensação positiva que essa experiência pode proporcionar. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management (2019). E com a evolução da vacinação pelo mundo, o Hurb, maior plataforma de viagens online do Brasil, tem criado ofertas e pacotes para destinos nacionais e internacionais com o intuito de proporcionar esses momentos felizes aos brasileiros, "quebrando suas rotinas".
4-Tirar do papel o sonho de criar conteúdo para internet: trabalhar como criador de conteúdo não é fácil. Exige tempo de dedicação para buscar inspiração, criar e acompanhar as novidades de cada plataforma. Com a ascensão da Creator Economy e a possibilidade de criar conteúdo relevante sobre diferentes temas, trabalhar como um creator se tornou desejo de muitos. Para auxiliar quem quer começar e até quem já deu início nesta trajetória, Leo Soltz, CEO da One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators, explica que é necessário encontrar o seu objetivo com o conteúdo que irá produzir, qual nicho quer atingir e de que forma poderá se destacar.
5- Expandir capacitação: conhecimento sempre é um bom investimento e estudar sobre novas áreas ou se especializar podem auxiliar a conseguir destaque na carreira. O mercado de trabalho na área de tecnologia, por exemplo, teve um grande aquecimento nos últimos anos e hoje faltam talentos para preencher as vagas em aberto. De acordo com relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. A CESAR School é uma escola de inovação que oferece cursos livres em tecnologia e design que abordam além das questões técnicas, as soft skills necessárias para os alunos se destacarem.
6- Praticar exercícios físicos e manter uma rotina de bem-estar: há uma tendência muito positiva no modelo de comportamento das pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde, além de encontram-se cada vez mais encorajadas a cuidar proativamente de si mesmas, em todos os âmbitos – físico, mental e emocional. Desde março de 2020, o Gympass, plataforma completa de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades de forma individual e tem como missão tornar o bem-estar algo universal.
7- Começar a investir ou diversificar os investimentos: quem nunca investiu tem receio em começar, por não saber o melhor caminho e também achar que não tem dinheiro suficiente para isso. Quem já investe, está sempre buscando melhorar a carteira. Para ambos os perfis, a dica primordial é buscar conhecimento. E a melhor forma de fazer isso é através de conversas com quem já investe, e de conteúdos de qualidade que forneçam explicações claras, simples e confiáveis sobre o mercado financeiro. Além disso, diferente do que muitos podem pensar, não é preciso juntar grandes montantes para começar a investir.
8- Ampliar conhecimento: buscar conhecimento sobre um novo assunto/tema foi uma das principais motivações para procura de cursos online em 2021, segundo pesquisa inédita elaborada pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em produtos digitais, em parceria com a Box1824. E, seja para mudar de carreira, aumentar a renda atual ou gerar nova fonte, a Hotmart se destaca por concentrar ferramentas e soluções que ajudam criadores de conteúdo e usuários ir atrás de seus sonhos por meio de conteúdos de diversos temas e formatos (ebooks, workshops, podcasts, webinars e outros), e aprender mais sobre tópicos de interesse ou aumentar conhecimento, seja por música, desenho, culinária, astrologia, cuidados com a saúde, dentre os mais de 490 mil produtos cadastrados, disponíveis na plataforma para mais de 188 países.
Por Gabriela Cardoso gabriela.cardoso@fsb.com.br