Lançado em agosto deste ano pela Ambev e pelo Arena Hub, o desafio Golaço convocou sportechs interessadas em trazer inovação ao ecossistema esportivo por meio de produtos ou serviços capazes de transformar a experiência do torcedor. Foram mais de 80 startups inscritas e 16 selecionadas para a fase final. Em novembro, após apresentação dos pitches a uma banca examinadora, cinco delas foram escolhidas. Cada uma receberá R$ 20 mil para usar durante o desenvolvimento da nova solução.
“A partir desta última seletiva, as cinco startups serão incubadas por três meses no Arena Hub, com acesso a uma rede de mentores da Ambev e do maior centro de inovação e fomento a negócios esportivos, além de usufruírem de outros benefícios por estarem em um ambiente que respira, incentiva e promove a inovação. Certamente, teremos bons resultados deste projeto em que o engajamento de fãs e soluções para arenas inteligentes poderão impactar na experiência dos torcedores”, afirma Fernando Patara, Head de Inovação e Co-Founder do Arena Hub.
Entre os temas trabalhados pelas cinco selecionadas estão: democratizar o acesso das mulheres ao futebol; oferecer soluções digitais por mais conforto na hora de comer e beber nas arenas; elevar a experiência do espectador com um jogo de palpites em segunda tela; ajudar entidades esportivas a aprimorarem a gestão de seus fãs; e automatizar o processo entre instituições e indústria para o licenciamento de marcas e o monitoramento de royalties.
“O desafio nos deu a oportunidade de conhecer soluções inovadoras. Agora, queremos transformá-las em produtos e serviços que possam impactar na prática a vida do torcedor. Desta forma, a Ambev reforça sua atuação junto ao ecossistema esportivo”, comenta o Diretor de Patrocínios e Marketing de Experiências da Ambev, Felipe Bratfisch.
Este é o primeiro projeto da parceria entre Ambev e Arena Hub, oficializada em julho. Nela, a Ambev tornou-se a primeira mantenedora oficial do Arena Hub, que é o maior centro de inovação e fomento do empreendedorismo esportivo da América Latina e trabalha para despertar o ecossistema e potencializar negócios entre startups e entidades esportivas.
As startups vencedoras do Desafio Golaço:
Jogamiga: facilita e democratiza o acesso das mulheres ao futebol por meio de treinos sem fins lucrativos e ferramentas digitais
Fan Base: centraliza a gestão de fãs de entidades esportivas e de entretenimento, dando ferramentas para maximizar o valor que um cliente retorna ao longo do tempo
Paypowapp: solução de gestão de pedidos com pagamento online por meio de cardápio digital em espaços como as arenas esportivas
Powered by Tally: por meio de um jogo de palpites em tempo real, usa a experiência da segunda tela para engajar torcedores, que competem por prêmios
Somos Destra: conectando Marcas e Indústrias, automatiza o processo operacional de licenciamento de marcas, gestão de contratos e monitoramento de pagamentos de royalties
Sobre o Arena Hub
O Arena Hub é um centro de inovação e fomento de empreendedorismo para o esporte. Com mais de 100 startups, 40 entidades esportivas e mais de 35 parceiros estratégicos nacionais e internacionais, tem como propósito conectar profissionais, startups, entidades, investidores e grandes empresas do ecossistema. O intuito é incentivar e apoiar a criação e desenvolvimento de iniciativas, bem como acelerar projetos, empresas, tecnologias e ideias que se utilizem do esporte para promover a transformação digital, econômica e social. O projeto tem a Ambev como mantenedora e foi idealizado pela EY e 2simple em parceria com Governo do Estado de SP e Federação Paulista de Futebol e realizado em conjunto com V3A, BNZ e Allianz Parque.
Por Priscila Saraiva priscila@freshpr.com.br