Na 5ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (21/02), o vereador Élcio Arruda (MDB) apresentou dois requerimentos com objetivo de trazer melhorias para o município, sendo um para a instalação de base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o outro para sinalização, acessibilidade e recapeamento asfáltico no município.
O Requerimento nº 84/2022 solicita ao deputado federal Alex Manente (Cidadania) que interceda junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para a instalação do SAMU no município.
“Esse requerimento é endereçado diretamente ao deputado federal Alex Manente, parceiro de Porto Ferreira. Não se pode deixar de ressaltar os R$ 4,5 milhões destinados por ele para a primeira etapa da construção do Parque Linear, na Fepasa. E agora também estou endereçando para que intervenha junto ao Governo Federal para que Porto Ferreira finalmente possua o serviço de SAMU”, iniciou o vereador na discussão dos requerimentos.
Para a instalação do SAMU no município, Élcio Arruda disse ser necessário alguns passos adicionais. “Sabemos que hoje todos os resgates de emergência são realizados pelo Corpo de Bombeiros, mas uma unidade do SAMU em Porto Ferreira seria de extrema importância. Claro que não é só instalar a unidade de SAMU, há todo um preparo de socorristas, médicos plantonistas, ter uma estrutura e um local apropriado”, detalhou.
O vereador ainda pontuou que Porto Ferreira tem uma das melhorias unidades de Corpo de Bombeiros da região. “Esperamos conseguir essa unidade e vir de encontro com o anseio da nossa população que sonha muito em ter esse tipo de serviço. Os Bombeiros também era um sonho e hoje é uma realidade, com uma das melhores unidades de Corpo de Bombeiros que temos na nossa região. O SAMU seria mais uma ferramenta para salvar vidas, sendo o principal objetivo.”
Já o Requerimento nº 85/2022 solicita que seja oficiado ao vice-governador Rodrigo Garcia para que libere recursos, no valor de aproximadamente R$ 5 milhões, com o objetivo de realizar a sinalização, acessibilidade e recapeamento asfáltico em várias avenidas e ruas do município.
Sobre essa matéria, Élcio Arruda falou ser uma forma de melhorar a malha viária de Porto Ferreira. “Seria no sentido de estar mandando o recurso para que a gente consiga recapear vários bairros, melhorar toda a malha viária do nosso município. Vários bairros foram contemplados no último ano devido ao pacote de investimento que foi aprovado por esta Casa de Leis.”
Apesar de muitas ruas terem sido recapeadas, alguns bairros não foram contemplados. “Ainda tem alguns bairros que necessitam, como a avenida Adhemar de Barros, o Porto Novo, Vila Maria. Enfim, então esperamos que consigam esses recursos para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, concluiu Élcio Arruda.
Os requerimentos foram aprovados pelos vereadores presentes, constando a ausência do vereador João Lázaro (PSDB) e serão encaminhados para o deputado federal Alex Manente e para o vice-governador Rodrigo Garcia.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira