Em razão da brilhante colocação dos estudantes Nicolas Gabriel dos Santos Correia e Annie Caroline Faiani da Silva, alunos da Emef Professor Agostinho Garcia, localizada no Jardim Anésia, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2020, o Governo Federal concedeu aos dois uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência governamental, vinculada ao Ministério Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e tem como finalidade estimular a pesquisa científica e tecnológica, além de incentivar a formação de pesquisadores no Brasil.
A Bolsa de Iniciação Científica Júnior consiste no repasse de recursos financeiros pelo Governo Federal (R$ 1.000,00 para a família do estudante e 12 parcelas de R$ 100,00 para os alunos), além de uma mentoria, durante o prazo de um ano, com profissionais qualificados, que vão incentivá-los a se dedicarem aos estudos e a desenvolverem potencialidades na ciência, além de orientá-los no cumprimento de diversas tarefas de caráter obrigatório.
Para conseguir o incentivo, o aluno deve ter se destacado em competições acadêmicas e científicas, de abrangência nacional, vinculadas a temas da educação, entre janeiro e dezembro do ano anterior à concessão do benefício, inclusive conquistando medalhas de ouro, prata ou bronze.
Nicolas Gabriel dos Santos Correia e Annie Caroline Faiani da Silva foram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2020, cada um em seu respectivo ano (2º e 4º ano). “É uma alegria muito grande para nossa comunidade escolar. A premiação dos alunos reforça a qualidade do ensino em nossa escola e em toda rede municipal de ensino”, afirmou Maria Aline Bet Botaro, diretora da Emef Professor Agostinho Garcia.
“Parabenizamos os alunos pela conquista das medalhas e da bolsa de iniciação científica. Isso é motivo de muito orgulho para nossa cidade. Nosso reconhecimento também aos professores e equipe gestora, que mais uma vez demonstraram sua dedicação aos alunos”, comentou a secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos