Na próxima segunda-feira (21/03) será lançada a última videodança contemplada pela Lei Aldir Blanc no Município, “Brasil-Oriente e um café com Tchaikovsky”. A obra estará disponível às 18 horas nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e por meio no link: https://youtu.be/VcSdrsDhsbc
“O quebra-nozes” é um balé criado por Tchaikovsky no final do século 19. No segundo ato são apresentadas danças em tributo a iguarias consumidas pela burguesia francesa, como o chá chinês, o marzipã, o chocolate espanhol e o café árabe. Não apenas um apreço pela confeitaria, mas uma representação do Imperialismo europeu que foi uma forma de expansão territorial e econômica sobre nações das Américas, África e Ásia, explorando nessas terras o açúcar e o café, por exemplo, e utilizando o sistema de escravidão. No Brasil, essa prática perdurou por 388 anos. Na Europa, aquelas iguarias foram exibidas como programa da família burguesa nos grandes teatros, enquanto os mesmos estavam alheios ou alienados a respeito da dura realidade das colônias.
Ficha técnica:
- Produção: Lucchiari Arte e Vídeo.
- Bailarino: Lipe Lucchiari.
- Direção e coreografia: Lipe Lucchiari.
- Assistente de câmera: Marcus Vinicius Santos de Gouvea.
Esta obra foi produzida pela Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Cultura, e Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo através da Lei Aldir Blanc.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos