Seguindo o cronograma de treinamento para os servidores municipais, a Escola Municipal de Gestão Pública realizou na semana passada o treinamento para trabalho em alturas (NR-35). O treinamento foi um pedido realizado pela Seção de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho e imediatamente acatado pela EMGP, com o apoio da Casa dos Conselhos e Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria.
No total, foram selecionados 37 servidores das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Zeladoria e Saúde, que passaram por capacitação. O treinamento foi realizado em duas datas, 18 e 22 de março, com duração de 8 horas, e foram ministradas aulas teóricas abordando temas sobre: normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de riscos de condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura; seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; e acidentes típicos em trabalho em altura. “Foram itens que achamos necessários para o trabalho de nossos servidores”, explica Paulo Henrique dos Santos, técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura.
Ao final, os servidores participaram de aula prática e aprenderam a vestir os equipamentos corretamente, como fazer os nós de ancoragem, entre outras exigidas para esse trabalho.
“Esse tipo de treinamento é crucial para que os servidores realizem, com segurança, trabalhos diversos de manutenções prediais, verificação de criadouros de vetores em caixas d'água, entre outros realizados acima de 2 metros de altura, permitindo, assim, que os serviços oferecidos à sociedade sejam realizados de forma ininterrupta e com maior eficiência e, sobretudo, que os servidores possam identificar os riscos inerentes ao trabalho e utilizar os equipamentos de segurança corretamente, evitando acidentes”, conclui Daniel Costa, coordenador da EMGP.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos