A Seção de Controle de Vetores de Porto Ferreira informa que durante o mês de abril será realizada a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no município. Neste trabalho são visitados 600 imóveis distribuídos por diversos bairros.
O objetivo deste trabalho é a avaliação do grau de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya, zika e febre amarela, por meio da coleta de larvas encontradas, que são enviadas para análise laboratorial.
A primeira ADL foi realizada no mês de janeiro, na qual o índice obtido (IP – índice predial) foi de 9,72%, indicando que da quantidade de imóveis trabalhados, 9,72% apresentaram amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti. Este número colocou Porto Ferreira em estado de alerta, pois representa grande risco de epidemia no município.
Somente com o apoio de todos é possível conter a transmissão destas arboviroses. Faça uma varredura em seu imóvel: verifique caixas d’água, calhas, a bandeja da geladeira, bebedouros de animas, vasos e pratos de plantas, utensílios espalhados pelo quintal ou quaisquer outros recipientes que possam acumular água. E não faça o descarte de lixo em terrenos baldios.
Procure atendimento médico com urgência em caso de febre alta, dor de cabeça (atrás dos olhos), dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas na pele.
Fique atento, pois tem sido crescente o número de casos na cidade e óbitos na região. Até agora, em Porto Ferreira, já foram confirmados 10 casos este ano, sendo 2 em fevereiro e 10 em março, além de um caso positivo de chikungunya.
Dengue mata!
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos