Visando impulsionar o ensino do idioma espanhol no Brasil de forma lúdica e inovadora, o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no país e a Delegação da LaLiga no Brasil anunciaram o projeto “Camisa 10, Nota 10”, focado na elaboração de materiais didáticos direcionados ao ensino da língua por meio do futebol. O projeto tem como padrinho Mauro Silva, que atuou por 13 anos no Deportivo La Coruña da Espanha e foi campeão da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos.
O conteúdo é entregue numa publicação em formato digital co-editada pelas partes envolvidas e tem como foco a população jovem brasileira interessada tanto em futebol quanto em aprender espanhol, unindo esses dois assuntos como um elemento de atração em prol do aprendizado.
O futebol está em todas as partes e é um elemento fundamental da cultura brasileira, assim como o idioma espanhol, que tem o Brasil como o segundo país do mundo em quantidade de estudantes da língua: de acordo com os dados do MEC do curso 2020, há mais de 4 milhões de estudantes de espanhol no país. Estima-se que o número de interessados possa aumentar exponencialmente com o elemento futebol no ensino.
Conteúdo
A didática da publicação é voltada tanto a níveis iniciais quanto a intermediários, para alcançar a todos os torcedores brasileiros por meio de linguagem e formato atraentes. A edição foi realizada no idioma espanhol com conteúdos orientados aos brasileiros, que tratam do futebol nas suas diferentes vertentes, com a presença de tópicos pouco abordados nos meios de comunicação, como o futebol feminino, os e-sports, a aplicação de tecnologia nas várias áreas, aspectos culturais, etc.
“Independente do nível de aprendizado, queremos proporcionar uma experiência que ensine por meio do lúdico. É uma disseminação do idioma e da cultura da Espanha de uma forma inovadora, ampla e educativa. Queremos que a iniciativa cresça e gere inúmeros frutos na educação, como forma de incentivo a maneiras diferentes de se educar por meio de algo tão intrínseco à cultura brasileira, que é o futebol”, declara Pedro Cortegoso, Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, que esteve no encontro com Juan Manuel García Calviño, Assessor do Escritório e autor do livro junto com Marcial Izquierdo Blanco, professor de língua espanhola.
“A LaLiga e a paixão pelo futebol são dois elementos representativos da cultura espanhola no mundo. Participar de um projeto como este é um privilégio que nos permite usar a criatividade atrelada ao futebol para o ensino de espanhol”, diz Daniel Alonso, delegado da LaLiga no Brasil.
Formato da publicação e apresentação
Os diferentes materiais foram disponibilizados em formato PDF e são acessíveis gratuitamente na página do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e da LaLiga, bem como em sites de entidades colaborativas que possam aderir ao projeto. Clique aqui para conferir.
Com o tempo, diferentes versões e atualizações podem ser disponibilizadas dentro do projeto. Ele foi apresentado em um encontro no Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo, com Mauro Silva, padrinho da iniciativa, e alunos do programa LaLiga Football Schools. Não é só Futebol. É LaLiga. – #PlayLaLigaSantander
Sobre a LaLiga
LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.
Sobre o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil
O Escritório de Educação da Embaixada, sediado em Brasília e com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, representa o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha e é responsável por promover a colaboração educacional com o Brasil, particularmente no que diz respeito ao ensino do espanhol. Dentro da atividade educativa realizada pela Embaixada da Espanha no Brasil, destaca-se o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo, fundado em 1978. Com aproximadamente 1.700 alunos, é um colégio hispano-brasileiro que tem como objetivo proporcionar uma educação de qualidade, criativa e inovadora e difundir a língua e a cultura espanholas.
Por Weber Shandwick assessoria de comunicação – laliga@webershandwick.com