Os jovens Thaís Pontes, Tailo Pontes e Antônio Filho Pontes, indígenas da etnia Kambeba e atletas do projeto de incentivo à canoagem da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), participam da Copa Brasil e Controle Nacional de Canoagem Velocidade. O campeonato organizado pela confederação acontece desta sexta-feira, 29, até domingo, dia 1º de maio, no município de Capitólio, Minas Gerais.
Essa será a primeira disputa nacional dos três irmãos atletas, que foram convocados após os bons resultados no 2º Campeonato de Canoagem Indígena, organizado pela FAS, em parceria com CBCa e a Embaixada da Irlanda, no início de abril, na comunidade indígena Três Unidos, no estado do Amazonas.
A Copa Brasil é a primeira prova de 2022 do circuito nacional e estão sendo disputadas as categorias infantil, cadete, júnior, sênior e master, masculino e feminino, na canoa e no caiaque. O evento serve como avaliação para convocações posteriores, inclusive para competições internacionais.
De 16 anos, a atleta Thaís Pontes destaca o apoio que recebeu da comunidade e da FAS pela convocação. “Essa é a primeira vez que viajamos para competir. Foi uma alegria muito grande para nós, nossos pais, nossa comunidade e para a FAS, que nos deu muito apoio para esta viagem”.
"Queremos aproveitar essa a oportunidade da convocação pela CBCa para fazermos bons resultados rumo a outras competições”, afirma o atleta Antônio Pontes, 14 anos.
Já Tailo Pontes, de 17 anos, se sente grato pela convocação e projeta boas expectativas para a primeira competição nacional. “Foi uma notícia muito boa a de termos sido convocados pela vice-presidente da CBCa, Luciana Costa, com certeza essa oportunidade é muito importante para nós”, diz.
Sobre a Canoagem Indígena
Implementado desde 2019, o projeto Canoagem Indígena, idealizado pela FAS em parceria com a CBCa, tem o objetivo de valorizar os jovens por meio do esporte. A iniciativa já beneficiou mais de 60 atletas indígenas e ribeirinhos das comunidades Três Unidos, Nova Canaã e São Sebastião, localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).
Sobre a FAS
Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.
Fonte: http://imprensa.brasil@fas-amazonia.org http://naise@alterconteudo.com.br