Síndrome de Burnout: Um Ponto Crítico na Gestão de Pessoas em Startups

O segmento de startups tem criado negócios inovadores e, inclusive unicórnios, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo no País, mas tão importante quanto promover e escalar a inovação é a gestão de pessoas, que requer times engajados, satisfeitos e saudáveis. Nesse sentido, o master coache treinador comportamental Jean Patrick,CEO e founderhead coach do Instituto Jean Patrick, alerta para o fato de que profissionais de startups estarem pedindo demissão ou até apresentarem sintomas da Síndrome de Burnout em função de metas agressivas.

a importância de as lideranças das startups realizarem diagnósticos para verificar se a questão das metas está sendo

“A pressão por metas pode ser especialmente intensa em empresas que precisam escalar rapidamente o negócio, e temos constatado a fixação de metas muito agressivas em algumas startups, cujos profissionais estão manifestando a Síndrome de Burnout por não se sentirem capaz de atingir os resultados”, conta Jean Patrick. Ele explica que, embora o fenômeno do burnout seja constatado em empresas de todos os perfis e portes, ele encontra um ambiente mais propício em empresas que trabalham com metas muito agressivas, como as startups.

“Tem o caso de uma startup que, por conta dasmetasde vendas, está perdendo talentos ou vendo profissionais a se afastarem do trabalho em função dos sintomas de burnout”, destaca Jean Patrick.

Na atividade de master coach, Jean Patrick atua na orientação tanto de profissionais, que buscam um redirecionamento da carreira, quanto em treinamentos comportamentais para gestores e lideranças das empresas. E ele explica que nem sempre os gestores conseguem encontrar uma forma adequada para tratar das metas com os colaboradores. “Os líderes, em geral, usam uma abordagem única para falar com as pessoas, sem considerar as características e o perfil de cada uma delas, equando os colaboradores se sentem incapazes de atingir as metas, principalmente quando são muito agressivas, isso pode desencadear estresse e até mesmo levar ao burnout, além de provocar demissões”, observa Jean Patrick.

Por isso, é fundamental que a empresa faça um diagnóstico e mapeamento para entender o perfil das lideranças, como elas estão se relacionando com os colaboradores, qual a forma de abordagem e o perfil comportamental das pessoas, para promover mudanças que podem ter impacto positivo sobre os colaboradores.

Sobre Jean Patrick

Com mais de 20 anos na área de treinamento e 11 mil horas de sessões, Jean Patrick é um profissional com ampla especialização na área, com certificado em treinamento comportamental e internacionais na área de Master Coach e Master Practitioner em PNL, MBA em gestão empresarial, além de atuar como palestrante internacional e ser autor de dois livros.

Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa – Priscila de Paula – priscila@gpcom.com

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