O Governo do Estado de São Paulo revalidou nesta segunda-feira (23/05) o município de Porto Ferreira como Arranjo Produtivo Local da Cerâmica Artística e Decoração. O certificado foi entregue ao prefeito Rômulo Rippa durante o evento Governo na Área, em Araraquara (SP). Também presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Maria Lucia Baltieri, e a coordenadora do Procon local, Martha Delphino.
Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, governança consolidada e mantém vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando o seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo. Outra vantagem é incentivar a troca de informações entre as próprias empresas com entidades de classe, governos e instituições de ensino e pesquisa aprimorando vantagens competitivas e vislumbrando cenários de estratégias de crescimento e desenvolvimento.
O município de Porto Ferreira foi reconhecido pelo Governo do Estado como APL em 29 de maio de 2018 e, após criteriosa avaliação, foi revalidado o reconhecimento nesta segunda-feira (23).
“Trata-se de mais uma importante conquista para o município, pois avaliza o trabalho sério realizado pelo Poder Público e parceiros”, comentou o prefeito Rômulo Rippa. Os dados do documento constam na lista de APLs do Estado de SP e junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira