O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre, na comparação com os três últimos meses de 2021. É o que mostram dados divulgados nesta quinta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado, o PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,249 trilhões. As informações compreendem o período de janeiro a março deste ano e, por isso, não refletem possíveis consequências da guerra entre Ucrânia e Rússia no Leste Europeu, uma vez que os conflitos tiveram início em 24 de fevereiro.
Na comparação com o início de 2021, momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no Brasil, a alta da economia chega a 1,7%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em março de 2022, o PIB cresceu 4,7%, comparado aos quatro trimestres anteriores.
Conforme estimado por analistas do mercado financeiro, o destaque do trimestre foi para os serviços, que registrou alta de 1%, reflexo da volta mais consolidada do comércio. Por sua vez, a indústria demonstrou estabilidade (0,1%) e a agropecuária registrou queda de 0,9%. Dados do IBGE também apontam que a despesa de consumo das famílias cresceu 0,7% no primeiro trimestre, a despesa de consumo do governo apresentou estabilidade e a formação bruta de capital fixo registrou queda de 3,5%.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte: jovempan.com.br