A situação econômica do Brasil é de recuperação e deve apresentar cenário positivo no próximo ano. É o que prevêem alguns dos palestrantes do painel “Estratégias vencedoras com diversificação”, no segundo dia da Expert XP 2022, festival de investimentos realizado pela XP que acontece, desde ontem, em São Paulo.
O debate, que abriu a tarde de palestras nesta quinta-feira, (04), na São Paulo Expo, teve Thiago Nigro, CEO e fundador do Grupo Primo e idealizador do O Primo Rico, como mediador, e contou com Victor Oliveira, sócio e head de Alocação da gestora Grão; Rogério Xavier, coordenador do Comitê Executivo e diretor responsável pela área de juros da SPX Capital; Rodrigo Azevedo, sócio, CIO e gestor de Estratégia Macro da Ibiúna Investimentos; e Carlos Woelz, sócio fundador da Kapitalo, como convidados.
Apesar de o quadro econômico atual do Brasil ser insatisfatório, segundo Xavier, grande parte do serviço que deveria ser feito para melhorar a economia, já foi realizado.
“Houve uma desaceleração importante da economia global. Há sinais de que essa retirada de estímulos monetários e fiscais já está tendo efeito e, portanto, acreditamos que o FED (Federal Reserve Board, ou Sistema de Reserva Federal, em tradução livre do inglês) cortará os juros nos próximos 12 meses. As curvas ficarão inclinadas para baixo e as inflações performarão bem lá na frente”, afirma o sócio da SPX Capital.
Indo ao encontro da visão de Xavier, Azevedo complementa, alertando que é questão de tempo para a inflação brasileira voltar a ter boa performance. “A inflação já começou a virar no Brasil. A questão é se ela vai virar rápido ou devagar. Esse é o momento que não é legal você estar ligado a posições de bolsa, mas em breve será”, afirma
Já Carlos Woelz apresentou uma visão menos otimista em relação a essa projeção. De acordo com ele, com a desaceleração econômica que está havendo hoje no mundo, é possível que, a médio prazo, tenha sim alguma rodada de revisão dessa alta de juros, porém o mercado de trabalho é muito apertado, então não é tão garantida a velocidade de redução da inflação.
“Se o mundo desacelerar agora com esse nível de juros, que foi um nível muito baixo, vai ser surpreendente e positivo para ativos de risco. Mas eu acho que esse cenário não está totalmente fechado”, declara o sócio da Kapitalo.
ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO FINANCEIRO
Além de analisarem o cenário econômico brasileiro, os convidados também discutiram sobre a importância de diversificar o capital para o sucesso financeiro. Conforme explicou Nigro no início do debate, este é o segredo do mundo das finanças trazido pelos judeus.
“Uma pessoa deve sempre dividir seu dinheiro em três: ela deve enterrar um terço no solo, investir um terço em negócios e manter um terço em sua posse”, parafraseia o educador financeiro. “Essa é a diversificação de capital que hoje nós fazemos através de ações, caixa e ativos internacionais”, explica.
Dando sequência, os profissionais entraram em questões práticas do mercado financeiro, apresentando estratégias para os investidores. Questionado sobre como conseguir retornos acima dos índices passivos e internacionais, Victor Oliveira explicou que para conquistar tal resultado o item mais importante é escolher bons gestores.
“Para isso, é necessário fazer uma análise quantitativa da empresa de gestão de investimentos, analisando dados matemáticos, comparando fundos, etc. E, por fim, realizar uma análise qualitativa, estudando o cenário da instituição, analisando suas condições financeiras, fazendo projeções de como ela estará nos próximos anos, entendendo como ela opera, analisando seu turn over, compliance, back office, entre outros indicativos importantes”, declara.
O bate papo durou cerca de 40 minutos e se encerrou com uma apresentação de Nigro dos seis passos para ser um bom investidor: “1 – Seja humilde o suficiente para diversificar seu capital; 2 – Seja forte o bastante para aguentar as oscilações do mercado; 3 – Seja rápido o suficiente para construir sua arca antes da tempestade; 4 – Seja paciente o bastante para aproveitar as oportunidades; 5 – Seja esperto o suficiente para reduzir seus riscos e, por fim, Seja sábio o bastante para lucrar apesar dos riscos” conclui o educador financeiro.
Por MDOV Comunicação e Marketing Digital – redacao8@milagredoverbo.com.br