O estado de São Paulo tem mais 462 mil pessoas na fila por uma cirurgia eletiva. O assunto foi pautado no primeiro debate com os candidatos ao governo de São Paulo, que ocorreu na Band, no dia 07 de agosto.
A fila é regulada pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde de São Paulo (Sistema Cross), que ordena todos os pacientes e os distribui para as vagas disponíveis nos hospitais do estado.
Governo do estado de SP prometeu acabar com a fila através de multirões, porém o resultado até agora foi inexpressivo, pois a falta de coordenação entre estado e prefeitura é latente, além disso o carater eleitoreiro da promessa é gritante.
“Os mutirões ajudam nesses momentos, mas é importante pensarmos que mutirão não é solução. Precisamos ter uma organização, além de pensarmos regionalmente. Não adianta falar que vai fazer 600 mil cirurgias em três meses, pois isso é impossível fazer”, ponderou Aylene Bousquat, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte: www.band.uol.com.br