A partir do próximo fim de semana uma frente fria começa a avançar pela Região Sul e nos dias seguintes consegue chegar até o Nordeste.
A frente fria passa a influenciar o Rio Grande do Sul no sábado (27) e chega ao sul da Bahia por volta da terça-feira (30). Ao que tudo indica não se trata de um sistema intenso com influência continental, como o anterior, mas mais costeiro.
Na manhã de sábado (27), o sistema frontal atua no Uruguai e pode influenciar as regiões de fronteira com o Rio Grande do Sul, provocando pancadas de até forte intensidade e até mesmo temporais.
No decorrer do dia, a frente fria se afasta um pouco para o oceano e avança pelo território gaúcho, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. No entanto, há potencial para temporais isolados no Oeste, Missões e região Central.
No domingo (28), o sistema avança pelo restante da Região Sul e chega ao estado de São Paulo já no período da tarde e no Rio de Janeiro à noite. O seu avanço é mais costeiro e com isso, uma região de cavado consegue se formar sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná. Assim, novamente, há mais nebulosidade do que chuva, no entanto, pancadas mais intensas e temporais isolados podem atingir o oeste catarinense e paranaense.
No estado de São Paulo, as chuvas ocorrem na faixa leste entre o litoral até a região metropolitana da capital, com chuvas de no máximo moderada intensidade, bem como no Rio de Janeiro.
Já na madrugada de segunda-feira (29), as chuvas aumentam no leste paulista e, principalmente no Rio de Janeiro, trazendo potencial para chuvas intensas que podem provocar transtornos. Ao longo do dia, as chuvas continuam de fraca a moderada intensidade.
No período da noite, a precipitação perde intensidade e o sistema passa a atuar no Espírito Santo e no sul da Bahia ao longo da terça-feira, com chuvas de fraca intensidade.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte: www.tempo.com