A História de Porto Ferreira está envolvida com o movimento artístico ocorrido no Brasil, em diversos períodos, refletindo uma parcela do movimento artístico brasileiro.
Assim, neste artigo introdutório, realiza-se uma análise do Patrimônio da História da arte em Porto Ferreira, sem recorrer ao processo da arte contemporânea que está em processo no município.
Dentro deste contexto, 3 zonas geográficas são relevantes: a Praça Paschoal Salzano, O Santuário de São Sebastião e a Fazenda Rio Corrente.
Praça Paschoal Salzano – Mural de azulejos de Antônio Paim Vieira
Um provérbio chinês diz que “os anos ensinam coisas que os dias desconhecem”. Quantos de nós, ferreirenses, cruzaram a Praça “Paschoal Salzano”, na Vila Santa Maria, sem perceber, naquele lugar, uma preciosidade da arte brasileira: um painel de azulejos pintado por Antonio Paim Vieira.
Por intermédio da família Salzano, Paim foi convidado, em 1952, a retratar um mural temático para compor artisticamente a Praça Paschoal Salzano. Em 1953, por ocasião da inauguração da citada praça, o colunista João P. Ferreira, um dos heterônimos do professor Flávio da Silva Oliveira, no artigo “Uma Dívida Resgatada”, pioneiramente, descreveu o contexto do painel de azulejos: “lado a lado, Moisés e Paschoal Salzano – um, na passagem bíblica de fazer jorrar água do Monte Horeb e, outro, colocando uma torneira – em uma comparação simples e entre aqueles que ofertaram o precioso liquido aos seus povos”.
Contudo, a obra do artista plástico em Porto Ferreira não parou por aí. No jornal “O Ferreirense, de 27/01/1952”, encontra-se esta nota, reproduzida na íntegra:
“Esteve em nossa cidade, desenhando a nossa velha igreja, o prof. AntonioPain Vieira, ilustre professor de desenho da Escola Mackensie da Capital S.S. aqui veio a pedido do nosso Dr. ErlindoSalzano, Vice-Governador do Estado e o desenho da nossa igreja, já se acha pronto e deverá ser colocado em um quadro e ficará exposto na Prefeitura Municipal. Nossos aplausos ao Dr. Erlindo por tão feliz idéia e nossos cumprimentos ao prof. AntonioPain.”
* Renan Arnoni: Bacharel e Licenciado em História- UNESP, Pós-Graduado em "Gestão Cultural – cultura, desenvolvimento e mercado” e Analista Comportamental. Coautor do livro “Aspectos Históricos de Porto Ferreira” – volume II (2013); autor do livro História Social e Econômica de Porto Ferreira (2020). Pesquisador Digital Influencer e Produtor Cultural.