Refletir é ter um pensamento mais profundo sobre a situação, cenário, necessidades, a fim de realizar uma ação benéfica para o que se propõe. O que é sentimento? Será que algo que não está aparente pode existir? E isso tem relação com empatia e sensibilidade? O que é essencial? O que realmente importa? Como cidadãos, qual o nosso papel na sociedade? Tais reflexões buscam instigar os alunos sobre o papel de cada um como cidadão. O Concurso Literário Dra. Lilian Apparecida Máscia Braga Ramos busca trazer este ano aos alunos a importância sobre o momento que estamos vivenciando, e como podemos contribuir para um mundo melhor.
De acordo com a lei municipal 3.512/2019, que instituiu o concurso – proposta pelo vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Alan João Orlando (PSD) –, alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio das redes pública e privada de ensino do Município são o público-alvo deste projeto.
Para apresentar, auxiliar e discutir o tema com os alunos, a Secretaria de Educação realizou uma live com a psicóloga Lígia C. Zampronio, no dia 17 de agosto, contando com aproximadamente 140 visualizações no canal do Youtube da Seduc.
A partir desta realização, os alunos passaram a elaborar os textos voltados ao tema, os quais serão avaliados por uma comissão julgadora constituída pelos coordenadores pedagógicos da Seduc Marcos dos Santos Silva (área de Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Rigby Lany Fadel (área de Língua Portuguesa e Inglesa).
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos