Na última sexta-feira, dia 07 de outubro, a Polícia Civil de Santa Rita do Passa Quatro, sob o comando do Delegado, Dr. Domingos Antonio de Mattos, deflagrou Operação Policial denominada “Zingaro”, nome dado em referência a “cigano, povo nômade”.
Segundo informações colhidas, o Distrito de Santa Cruz da Estrela, pertencente ao município de Santa Rita do Passa Quatro, teve sua ordem pública abalada mediante a chegada de um grupo de pessoas, as quais se intitulam “Ciganos” e teriam invadido imóvel com aproximadamente 6.000 m2, passando a adotar condutas desrespeitosas e algumas perigosas.
Entre essas foram relatados barulho excessivo, pessoas urinando e defecando em local aberto e em construções adjacentes, crianças pedindo de casa em casa (não matriculadas em Unidade Escolar), subtração de material de construção, barulho de disparos de arma de fogo e motoristas, aparentemente embriagados, conduzindo veículos de forma perigosa.
Também preocupou as Autoridades o fato do imóvel não comportar o número de pessoas que o estão ocupando, sendo que parte se encontra em uma casa e outra acampada em barracas improvisadas, sem nenhum tipo de salubridade.
Assim que tomou ciência da situação o Delegado, Dr. Domingos, imediatamente adotou medidas legais para o restabelecimento da ordem pública e deflagrou operação que contou com o apoio de policiais civis, inclusive do sexo feminino, das cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, Descalvado e São Carlos. Também participaram da operação membros do Conselho Tutelar e da Prefeitura do Município.
Todos os elementos encontrados no acampamento foram devidamente abordados e qualificados, sendo certo que, durante buscas nas barracas, improvisadas, foi localizada uma arma de fogo e seu detentor preso em flagrante. Na Delegacia, quando da consulta de citada arma, os policiais civis constataram que a mesma era produto de furto, ocorrido no ano de 2019, figurando como vítima agência bancária de Santa Cruz das Palmeiras. Após lavratura do auto de prisão o elemento foi conduzido ao Centro de Triagem da Cadeia Publica de São Carlos e deverá ser apresentado em audiência de Custódia junto ao Poder Judiciário.
No local o Conselho Tutelar encontrou 17 crianças e 01 adolescente, nenhuma delas matriculada em Unidade Escolar de nosso município, razão pela qual os responsáveis foram devidamente orientados.
Fonte: Facebook da Gazeta de Santa Rita







