Entre os dias 25 e 31 de outubro a Secretaria de Cultura e Economia Criativa vai realizar a atividade “O Saci de Porto Ferreira e o Folclore Regional”, que foi contemplada pelo edital Tradição SP, do Governo do Estado de São Paulo.
A ação tem como objetivo valorizar e preservar as figuras do Folclore Brasileiro e substituir a comemoração norte-americana do dia 31 de outubro para uma comemoração brasileira.
Além disso, Porto Ferreira tem uma intima ligação com a figura do Saci devido ao ilustrador Jean Gabriel Villin, que passou a maior parte de sua vida em Porto Ferreira e reinventou a figura folclórica em vários livros de Monteiro Lobato.
A atividade promoverá espetáculos, oficinas, sessões de documentários e exposições sobre o Saci, o folclore e os trabalhos do Jean Gabriel Villin.
Programação: Espetáculo O Vento do Redamoinho
Dizem que os ventos tem funções diferentes. Alguns carregam as nuvens pelo céu, outros carregam areia pelo deserto e até outros que carregam histórias. Dentre as histórias trazidas pelos ventos, nenhuma delas é tão intrigante quanto as das aventuras de um menino sorridente, que vive aprontando por aí, mas que no fundo só quer proteger o mundo em que vivemos!
- Dia 25/10 (terça), às 8h30 e 13h30 – Emef Professora Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello).
- Dia 26/10 (quarta), às 8h30 e 13h30 – Emef do Caic Professor João Teixeira (Jardim Independência).
- Dia 28/10 (sexta), às 19h – rua João Procópio Sobrinho, 397, Centro (antigo Museu Municipal).
Oficina de Criação | O Teatro de bonecos como recurso pedagógico
Voltado a professores e/ou interessados em artes, a oficina busca oferecer aos alunos um primeiro contato com o universo do teatro de animação e como os bonecos podem auxiliar o professor em sala de aula estabelecendo uma comunicação mais fluida para o aprendizado. Dividida em duas partes, a oficina conta com uma introdução teórica sobre o teatro de animação e seu vínculo com a criança e a confecção de um boneco simples para um primeiro passo na criação de fantoches de papel. Com Márcio Pontes, da Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos.
- Dia 25/10 (terça), às 19h – rua João Procópio Sobrinho, 397, Centro (antigo Museu Municipal).
- Inscrições gratuitas: https://forms.gle/zRTtdsm9uq2y7uxTA
- 30 vagas.
Espetáculo infanto-juvenil “As Tramas de Saci-pererê”
Narram as histórias vividas por Pedrinho (Bruno Prado) e Emília (Lara Costa) aos arredores do Sítio do Pica-pau Amarelo. Na peça teatral, os dois personagens centrais procuram a figura mais travessa do folclore brasileiro, o Saci-pererê, que tramou uma emboscada e deixou ambos perdidos – criando um conflito entre eles. Pedrinho culpa Emília por acreditar nas pegadinhas do malicioso menino do gorro vermelho, a partir desse momento, elaboram formas de fazê-lo cair em uma emboscada e pedir desculpas pelos transtornos vividos. A proposta dramatúrgica surge pelo aprofundamento das obras pertencentes ao artista Jean Gabriel Villin, ferreirense que reelaborou a figura do Saci.
- Dia 27/10 (quinta), às 8h – rua João Procópio Sobrinho, 397, Centro (antigo Museu Municipal).
- Dia 27/10 (quinta), às 13h30 – EMEFM Mário Borelli Thomaz (Centro).
Oficina Doçuras com Travessuras: Os traços de Villin
Atividade formativa para estudo do traço e pintura que o ilustrador Jean Gabriel Villin usou para redesenhar o personagem folclórico Saci nas grandes obras de Monteiro Lobato.
- Dia 31/10 (segunda), às 8h – EE Dr. Djalma Forjaz (Centro).
- Dia 31/10 (segunda), às 20h – rua Dona Balbina, 769, 2º andar, Centro – Sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
- Inscrições gratuitas: https://forms.gle/QETUWkQSoVKHRdrd8
- 30 vagas.
Exibição do Documentário Somos todos Sacys
Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha, responsáveis pela direção e roteiro do filme, mostram vida, paixão e morte deste mito na tradição oral e as significações que este assumiu nos dias atuais. A figura folclórica do perêrê ultrapassa seu caráter regional – a começar pelo título do filme em que o nome do personagem é escrito com “Y” – e ganha uma séria de novas interpretações. Em uma metáfora à força da indústria cultural, aqui, um dos principais representantes da cultura regional brasileira, saci, perde espaço, ao mesmo tempo que, corre o risco de incorporar costumes estrangeiros, Sacy, apontando uma globalização burra e devastadora.
- Dia 31/10 (segunda):
- 9h – EE Dr. Djalma Forjaz
- 19h – Etec Professor Jadyr Salles
- 19h – Sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira
Exposição Fábrica de Sacis
Exposição “Fábricas de Sacis” é uma produção do artista ferreirense Luiz Jussiani, mais conhecido como Preto, que confecciona diversas esculturas da figura do Saci com materiais recicláveis com o objetivo de perpetuar a cultura do folclore brasileiro e contribuir com a questão ambiental no processo de construção das obras. São 10 peças disponíveis para exposições para todos os dias de atividades.
- Todos os dias nos locais das atividades.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira