O Brasil encerrou o último mês de agosto com 6,2 milhões de empresas inadimplentes, segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Somente em São Paulo, estado que concentra o maior número de empresas do país, são dois milhões de empresários que não conseguiram quitar suas dívidas em dia. E, pelos dados do levantamento, a tendência é que esse número continue crescendo. Desde janeiro, houve um aumento de 3,5% no total de empresas inadimplentes no estado. O setor de serviços e comércio são os que mais sofrem com essa situação.
Especialista em recuperação empresarial, o advogado Felipe Granito, do GBA Advogados Associados, explica que, a partir do momento que a empresa se torna inadimplente, é importante buscar orientação profissional especializada para evitar que as dívidas se acumulem ao ponto de não permitirem mais uma recuperação eficaz da atividade empresarial, sem a necessidade de medidas mais drásticas, como a recuperação judicial, que dificilmente tem um resultado positivo.
“A recuperação empresarial não é a mesma coisa que a recuperação judicial. Esta última é apenas uma parte do trabalho desenvolvido e somente deve ser utilizada se não houver mais nenhuma possibilidade de recuperação. Na recuperação empresarial, nós fazemos uma análise completa da situação da empresa e utilizamos diversas estratégias para reduzir esse débito, como a renegociação de dívidas”, exemplifica Granito. A atuação abusiva de bancos também é combatida pelo escritório. “Quase todos os contratos bancários de empréstimos possuem cláusulas abusivas que acabam endividando ainda mais a empresa”, complementa.
Desde o início da pandemia, o escritório já atendeu quase 150 clientes apenas do setor de serviços e varejo, conseguindo êxito em todos os casos. “Temos obtido um resultado expressivo, conquistando uma média superior a 90% no total de desconto nas dívidas negociadas”, conclui Granito.
Os resultados obtidos por meio dessas estratégias de recuperação empresarial têm salvado negócios, como o dos empresários Giovanna Rodrigues e Luciano Rodrigues, proprietários da SixFit Academia, que têm duas unidades em Campinas. O setor foi um dos que mais sentiu os impactos da pandemia. No caso da SixFit, a expectativa era passar com tranquilidade pelo período de isolamento, uma vez que a empresa tinha fôlego no caixa para momentos de crise. Porém, como o período durou mais do que o esperado, a reserva não foi suficiente.
“Honramos os nossos compromissos com todos os clientes, devolvendo o dinheiro daqueles que optaram por cancelar seus planos. Além disso, mantivemos todos os nossos funcionários. Para isso, tivemos que vender parte dos nossos bens e chegamos a cogitar encerrar a empresa quando, após a reabertura, tivemos que interromper as atividades de novo”, afirma Giovanna.
A dívida da empresa chegou a quase R$ 2 milhões entre bancos, fornecedores, tributos e aluguel. Para evitar o encerramento, Giovanna buscou auxílio profissional, e com as estratégias elaboradas pelo GBA Advogados Associados, conseguiu recuperar a saúde financeira. Somente a dívida com um dos fornecedores estava em quase R$ 1 milhão e foi renegociada com cerca de 40% de desconto. “Estamos conseguindo honrar todas as nossas dívidas e voltamos a ter investidores interessados. Ainda não recuperamos 100% do número de alunos, mas estamos caminhando para isso”, complementa, lembrando que uma das unidades quase foi despejada por falta de pagamento de aluguel.
Sobre o GBA Advogados Associados
Formado por profissionais com alto conhecimento e experiência no Direito Público e Privado, o “Granito, Boneli e Andery — GBA Advogados Associados” foi fundado há 40 anos, em Campinas (SP), e, após processo de fusão em 2017, teve sua equipe completamente estruturada e solidificada. Com foco em Direito Empresarial, oferece suporte e assessoria jurídica a empresas e fundamenta-se em três pilares para a entrega com excelência: equipe com vasto conhecimento multidisciplinar, visões empresariais e econômicas abrangentes; atendimento personalizado; e serviços completos, aprofundados e projetados de acordo com a necessidade específica de cada empresa em vários campos de expertise. São eles: Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Recuperação Judicial e Falência, Direito Tributário, Contratos Empresariais e Civis, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Planejamento Societário, Direito Médico, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. O GBA Advogados Associados é certificado pela ISO 9001.
* Por Tadeu Rover | tadeu.rover@wgocomunicacao.com.br e Tiago Freitas | tiago.freitas@wgocomunicacao.com.br