Neste sábado, dia 19 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Saneamento para Todos – data criada em 2013, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em defesa dos direitos do indivíduo ao acesso ao saneamento básico. A data é importante para promover a discussão sobre o tema, além de estimular que as entidades civis e governamentais pensem em ações para garantir o acesso universal a esse serviço.
Segundo o Ranking do Saneamento 2022, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados são tratados, o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
A ausência de acesso à água tratada também é um problema e atinge quase 35 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil mostram que a média nacional do índice de perdas é de 40,1% e que 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável são perdidas todos os dias.
O cenário é diferente do encontrado em Porto Ferreira, onde a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto. 100% da cidade é atendida com água tratada e de qualidade. Do ponto de vista de esgoto, a concessionária opera diariamente mais de 322 quilômetros de redes, responsáveis por coletar todo o contingente gerado em imóveis residenciais, comerciais e até mesmo industriais da área urbana. A cidade conta ainda com onze estações de bombeamento, chamadas de elevatórias, e três estações de tratamentos com alta eficiência.
Por dia, cerca de 6.800 mil litros de esgoto são tratados no município e deixam de ser lançados em rios e córregos. Atualmente, 96% da população é atendida com os serviços de coleta e 80% com tratamento de esgoto doméstico. Um avanço importante, que impacta diretamente nas condições dos córregos e cursos d´água da cidade contribuindo para que deixem de ser poluídos por esgoto com a prestação dos serviços de coleta e tratamento dos efluentes.
Com relação às perdas de água, o município também tem um indicador abaixo da média nacional. No primeiro semestre deste ano, o índice médio de perdas registrado foi de 20,7%, percentual mais baixo já registrado na cidade. O valor também está bem abaixo do índice nacional que é 40,14%, segundo relatório do Instituto Trata Brasil divulgado este ano.
Comparando a média do primeiro semestre de 2021, que foi de 23,6%, com a média de 2022, foram 98 mil de litros de água que deixaram de ser captados dos mananciais da cidade; o volume é o suficiente para abastecer cerca de 19.600 mil pessoas por um mês.
“O acesso ao saneamento básico é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças hídricas e impacta positivamente na educação. Além disso, promove a preservação do meio ambiente, preservando os rios e mananciais dos municípios. Por isso, a BRK tem como seu propósito transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico”, destaca Daniel Makino, gerente de apoio operacional da BRK em Porto Ferreira.
Dia Mundial do Banheiro
O Dia Mundial do Banheiro também é comemorado no dia 19 de novembro, e foi uma data criada pelo World Toilet Organization, em 2001. O dia também tem o objetivo de reforçar as pautas de direito do acesso ao esgotamento sanitário e promover a consciência dos governos, entidades públicas e privadas, e da população.