Em meio à celebração do Dia Mundial da Ciência, ocorrido no domingo passado(13/11), sete cientistas brasileiras foram escolhidas como ganhadoras da 17ª edição do programa Para Mulheres na Ciência, que incentiva a participação feminina e o equilíbrio dos gêneros no cenário científico brasileiro.
A premiação, uma iniciativa da L'oreal Brasil em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciência, contempla diferentes áreas de conhecimento e reconhece projetos de Física, Química, Matemática e Ciências da Vida liderados por mulheres. Este ano, os prêmios foram dados à Patrícia Takako Endo, Tathiane Maistro Malta, Gisely Cardoso de Melo, Grazielle Sales Teodoro, Giovana Anceski Bataglion, Fernanda Selingardi Matias e Daiane Aparecida Zuanetti, cada uma contemplada com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para o prosseguimento de seus estudos.
Premiação da Ferreirense
A Professora e Doutora Daiane Aparecida Zuanetti, nascida em Porto Ferreira – filha de Sebastiana Baesso Zuanetti e Luis Zuanetti, venceu na categoria de Matemática com um projeto que propõe métodos estatísticos eficazes e eficientes para descrever tendências e fazer previsões a partir de dados genéticos, como a análise de sequências de RNA de células únicas.
Aplicados, esses métodos podem colaborar em pesquisas da saúde humana e animal, também da agricultura, facilitando, por exemplo, um melhoramento genético das plantas para cultivo. Por isso, a sua ideia é tornar pública essas novas metodologias computacionais, de forma que a comunidade científica possa acessá-la e aplicá-la.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte:vogue.globo.com e redes sociais