O verão ainda nem começou mas o calorão se espalha pelo Rio Grande do Sul. O tempo é firme por todo o Rio Grande do Sul nesta quarta (07) e quinta-feira (08), com o aumento do calor principalmente nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha Gaúcha e Missões e máximas que passam dos 37°C.
A umidade do ar já fica comprometida nestes dias, com valores entre 12 e 20% na Fronteira Oeste e Campanha gaúcha e entre 21 e 30% nas demais áreas do estado, exceto o litoral onde os valores são acima dos 50%. Estas altíssimas temperaturas acontecem devido à presença de uma grande massa de ar seco e quente na América do Sul, elevando as temperaturas durante a tarde em todo o Rio Grande do Sul, Paraguai e norte da Argentina.
Calorão aumenta ainda mais nesta sexta-feira (09)
Destaca-se temperaturas elevadas, de mais de 40°C em áreas da Fronteira Oeste, como Uruguaiana, na sexta-feira (09), pois, além da onda de calor, há o efeito pré-frontal, que intensifica os ventos do quadrante norte, antes do sistema frontal chegar na região, que traz o ar mais quente do interior do Brasil para o estado gaúcho. Todo o Rio Grande do Sul terá temperaturas elevadas na sexta-feira (09). Em Porto Alegre, a previsão indica 38°C na tarde de sexta-feira (09).
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.