O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic em 13,75% ao ano na quarta-feira (07/12) pelo terceiro encontro consecutivo, após aumentar a taxa básica de juros da economia 12 vezes seguidas.
A Selic alta tem dois impactos importantes na sua vida financeira: por um lado, deixa o crédito mais caro, com o objetivo de diminuir o consumo e combater a inflação; por outro, sobe o rendimento das aplicações financeiras de renda fixa, especialmente as atreladas à Selic ou ao CDI, que acompanham de perto a taxa de juros. É o caso dos títulos do Tesouro Direto atrelados à Selic e dos CDBs, por exemplo.
A Selic alta afeta também, com menos intensidade, a caderneta de poupança, que deixa de ter a rentabilidade aumentada linearmente depois que a taxa de juros está acima de 8,5%. Abaixo desse nível, o rendimento da poupança fica em 70% de quanto for a Selic.
Confira, na imagem do topo da reportagem, quanto rende R$ 1 mil em poupança, Tesouro Direto e CDB com a Selic a 13,75% ao ano.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte: valorinveste.globo.com