Na última quinta-feira (08/12), Porto Ferreira sediou a 82ª Reunião Plenária Ordinária do CBH-Mogi (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu). O evento aconteceu na Câmara Municipal.
“Uma reunião na qual deliberamos o relatório situacional de segurança hídrica de nossa bacia hidrográfica e as diretrizes para investimentos em saneamento e preservação de nosso rio Moji-Guaçu”, disse o prefeito.
“Agradeço às mais de 30 cidades participantes. Uma honra enquanto presidente do CBH-Mogi receber uma reunião plenária em nossa cidade”, completou.
Instalado em 4 de junho de 1996, o Comitê, Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos nº 09, é integrado por 43 municípios, sendo 38 com sede urbana na área de drenagem (15 mil m²). A população local é de 1.466.062 habitantes (Seade 2011). Seus principais rios são o Moji-Guaçu, rio do Peixe e rio Jaguari-Mirim. A disponibilidade de água se apresenta da seguinte forma: superficial 33,4%; subterrânea 12,4%.
A bacia é classificada como industrial. Destaque para agroindústria, óleos vegetais e bebidas, frigoríficos e indústria de papel e celulose. No turismo, predominam seis estâncias hidrominerais. A região apresenta 10,5% de cobertura vegetal.
Municípios: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Barrinha, Conchal, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Itapira, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luís Antonio, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Taquaral.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira