Procon-SP lança portal com ranking de solução dos problemas

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo lançou o portal "Procon em Números", no qual o consumidor poderá consultar o comportamento dos fornecedores na solução das reclamações registradas no órgão.

Com a iniciativa, o Procon-SP espera gerar concorrência e assim incentivar as empresas a melhorar seu sistema SAC, aumentando o índice de solução e diminuindo o tempo de resposta das reclamações.

Dentre as informações disponibilizadas pelo novo portal, está a "Ficha da Empresa", com todos os dados relacionados ao seu atendimento. O painel contém a quantidade de reclamações abertas, o percentual de solução, quantas foram resolvidas na primeira fase do atendimento, quantas foram resolvidas na segunda fase e o tempo médio de resposta em cada uma das fases do atendimento.

Também será oferecido um painel geral das reclamações recebidas. O consumidor terá acesso a todas as empresas reclamadas e, utilizando-se dos filtros do sistema, poderá verificar o valor total das reclamações contra aquele fornecedor, qual o principal problema apontado e qual o principal pedido realizado pelo consumidor.

Para Fabíola Meira de Almeida Breseghello, advogada especialista em relações de consumo, a ferramenta auxiliará as empresas a implementarem e revisarem políticas e, principalmente, auxiliará fortemente no compliance consumerista e na adoção de políticas públicas diante dos segmentos mais reclamados pelos consumidores.

A especialista ressalta, no entanto, que o painel deve ser analisado com cautela, pois o fato de uma reclamação não ter sido atendida não revela necessariamente uma conduta ilícita ou desidiosa da empresa. "Em algumas situações, o direito do cliente não está presente, houve um uso inadequado do produto, a cobrança é lícita, o cartão utilizado para compra não tinha limite, o produto já estava fora da garantia, entre outras situações."

De acordo com o ranking disponibilizado na plataforma, dentre as grandes empresas, que receberam mais de 10 mil reclamações no Procon-SP, as que se destacam na resolução de problemas são:

Tim S/A – 84,11% de resolução
Telefônica Brasil S/A – 79,26%
Claro S/A – 78,27%
Sabesp – 76,88%
Via S/A (Casas Bahia e Ponto) – 72,82%

Clique aqui para conferir a plataforma

Fonte: www.conjur.com.br

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Humor

Sem piadas hoje, só a vida mesmo.

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,35
BRL/EURR$6,27
BRL/BTCR$594.044,44
BRL/ETHR$24.751,85
14 set · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 14 Sep 2025 22:05 UTC
Latest change: 14 Sep 2025 22:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
PORTO FERREIRA Clima
Edit Template

Cotação Diária

BRL/USDR$5,35
BRL/EURR$6,27
BRL/BTCR$594.044,44
BRL/ETHR$24.751,85
14 set · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 14 Sep 2025 22:05 UTC
Latest change: 14 Sep 2025 22:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
PORTO FERREIRA Clima

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.