O Ibovespa encerrou com variação positiva de 0,15% nesta nesta segunda-feira (9), aos 109.192,57 pontos, no dia seguinte aos ataques aos Três Poderes em que criminosos invadiram e destruíram prédios públicos em Brasília como forma de contestar o novo governo.
Os atos golpistas tiveram efeito limitado no mercado, dada a percepção de agentes de que não devem desencadear uma crise política.
O índice operou ao longo do dia rondando a estabilidade, chegou a trocar de sinal no final do pregão para voltar a subir e encerrar no campo positivo.
O dólar fechou em alta de 0,44%, cotado a R$ 5,259, com agentes financeiros avaliando os potenciais desdobramentos de eventos em Brasília no domingo (8), que deixaram um rastro de destruição na Esplanada dos Ministérios.
No curtíssimo prazo, a percepção geral no mercado é de que a crise está contida. Investidores citam a solidez das instituições brasileiras como uma âncora para a confiança do mercado no país.
“A ‘falta de controle’ da segurança pública traz, sim, reflexos de curto prazo na percepção de risco Brasil”, diz Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital. Por outro lado, “houve forte reação dos Poderes, o que reforça a solidez das nossas instituições”.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br