O Google revelou ontem, segunda-feira (6), uma nova ferramenta de chatbot apelidada de “Bard” em uma aparente tentativa de competir com o sucesso do ChatGPT.
Sundar Pichai, CEO do Google e da empresa controladora Alphabet, disse em um blog que o Bard será aberto a “testadores confiáveis” a partir desta segunda-feira, com planos de disponibilizá-lo ao público “nas próximas semanas”.
Assim como o ChatGPT, que foi lançado publicamente no final de novembro pela empresa de pesquisa de inteligência artificial OpenAI, o Bard é construído com base em um grande modelo de linguagem. Esses modelos são treinados em dados on-line para gerar respostas convincentes aos usuário.
O anúncio ocorre quando o principal produto do Google – a pesquisa online – enfrenta seu risco mais significativo em anos. Nos dois meses desde que foi lançado ao público, o ChatGPT foi usado para gerar ensaios, histórias e letras de músicas e para responder a algumas perguntas que alguém poderia ter pesquisado anteriormente no Google.
A imensa atenção no ChatGPT levou a administração do Google a declarar uma situação de “código vermelho” para seu negócio de busca. Em um tuite no ano passado, Paul Buchheit, um dos criadores do GMail, alertou que o Google “pode estar a apenas um ou dois anos de uma disrupção total” devido ao surgimento da IA.
Veja mais nesse link.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br