A Enablers DAO, uma startup brasileira, criou o chamado ZapGPT. Trata-se de um mecanismo que integra no WhatsApp a inteligência artificial (IA) avançada criada pela OpenAI: o famoso ChatGPT. Segundo dados dos idealizadores do projeto, o recurso lançado na última semana conta com aproximadamente 12 mil usuários ativos, que agora podem interagir com o robô por meio do mensageiro mais famoso do Brasil.
A IA trocou mais de 200 mil mensagens desde que foi disponibilizada publicamente. A tecnologia usada para a integração se conecta com o GPT-3, da própria OpenAI. Desta forma é possível oferecer os mesmos recursos, só que sem a necessidade de conectar no site proprietário da companhia, e ainda aproveitando a interface e a comodidade do WhatsApp. Para iniciar a interação, basta enviar uma mensagem para a máquina e aguardar a resposta.
Tiago Morelli, cofundador da Enablers DAO e um dos responsáveis por esta ideia, afirmou à revista Exame que cogitou a iniciativa porque o aplicativo é um dos mais acessados do Brasil: “porém, ainda existe a barreira de como conversar com a ferramenta para que ela entenda a necessidade do usuário e consiga devolver uma resposta satisfatória e que de fato o auxilie no problema.”
Para mitigar a situação, o próprio ZapGPT compartilha dicas de como usar o mecanismo. Um dos aspectos ressaltados é que o ChatGPT, conforme informado claramente no site oficial, possui dados atualizados até 2021.
Como usar o ZapGPT diretamente no seu WhatsApp
Para testar a integração explicada, adicione este número na lista de contatos do seu smartphone: +55 (11) 91000-2248. Ao iniciar uma conversa no WhatsApp, o serviço viabilizará algumas explicações e sugestões. O tempo de resposta é tão curto quanto no site original, e a resposta é compartilhada sem a necessidade de pesquisas em links externos.
As peculiaridades da tecnologia, como a forma de responder que simula um humano, permanecem intactas, não sendo observadas perdas consideráveis na experiência. Entre alguns resultados que podem ser replicados por meio da abordagem, destaca-se a criação de receitas, letras de músicas e até mesmo “opiniões” variadas. Tudo é baseado em textos criados previamente, aumentando as chances de respostas inconclusivas.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link
Fonte: mundoconectado.com.br