Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de água são tubulações bastante presentes na rotina dos ferreirenses. Responsáveis por distribuir a água tratada à população, elas são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, também têm uma vida útil. Em Porto Ferreira, a BRK – responsável pelos serviços de saneamento no município – possui um programa anual de trocas de redes.
As obras fazem parte de um programa de investimentos da concessionária, que tem o objetivo de modernizar o sistema com a substituição de tubulações antigas por materiais mais avançados.
As novas tubulações implantadas ao longo de 2022 na cidade são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente à deformações e grandes pressões, e com baixo efeito de incrustação. Além disso, é de fácil manuseio e instalação, com durabilidade superior a 50 anos.
“Com essa troca, reduzimos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos. Além disso, aumentamos a vazão e, consequentemente, a disponibilidade de água para os bairros, favorecendo a comunidade”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.