Implantado em 2021, por intermédio da Secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, o Projeto de Apoio Educacional Inclusivo (PAEI) tem garantido ótimos resultados na rede municipal de ensino e se destacado regionalmente. O projeto é desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Ferreira, através de um termo de fomento firmado junto ao Município.
O objetivo principal do projeto é oferecer igualdade de condições para o acesso e permanência na escola aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, que apresentam deficiência intelectual, física e outras, transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno global de desenvolvimento, e que, comprovadamente, necessitam do auxílio de profissional de apoio na mediação das atividades pedagógicas.
As coordenadoras da área de Educação Especial da Divisão de Atenção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Educação de Pirassununga, Fernanda Fagundes Chagas e Josyane Hissnauer, tomaram conhecimento do trabalho desenvolvido, através da repercussão positiva que a ação provocou, regionalmente, na área educacional, e agendaram uma visita para entenderem melhor o trabalho desenvolvido, assim como a forma como foi firmada a parceria.
Durante a visita, elas puderam ouvir relatos das coordenadoras de Educação Especial, Elisângela Cristina Balduino e Carolina Olivetti Nepomuceno, além das informações técnicas repassadas pela chefe da Divisão de Ensino, professora Keila Marcondes e da própria Secretária de Educação. Atualmente o município conta com 99 profissionais atuando na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, atendendo mais de 300 alunos nos dois segmentos.
Finalizaram a reunião dispostas a estudarem a possibilidade de implantação de um projeto semelhante no município vizinho. A Secretaria de Educação de Porto Ferreira já havia sido procurada por outros municípios interessados no Projeto de Apoio Educacional Inclusivo, como Tambaú, Tapiratiba e São Carlos.
“A demanda por apoio especializado tem crescido a cada ano. E a parceria com a APAE tem garantido a necessária atenção para a inclusão dos alunos. A parceria entre todos os profissionais envolvidos vem garantindo a crescente melhoria ao ensino, na busca da qualidade que pretendemos, inclusive com a adaptação curricular necessária” afirmou a Secretária Maria Cecília.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira