Promoções & Vendas: 5 dicas para fazer promoções sem perder dinheiro

Com a inflação elevada e a confiança do consumidor ainda patinando, o varejo aposta em promoções para aumentar as vendas e movimentar os estoques. Mas promoção não é apenas uma ação de marketing, ela deve dar algum lucro para a empresa.

Pesquisas mostram que os consumidores valorizam mais as promoções com obtenção de benefícios financeiros imediatos, como as que oferecem redução do preço ou as do tipo "leve 3 e pague 2". Muitas vezes essas ações motivam o consumidor a trocar a marca que tinha intenção de adquirir por outra em promoção.

Confira abaixo algumas dicas para fazer promoções inteligentes, garantindo mais resultados e gastando menos:

1 GARANTA GANHOS PARA OS DOIS LADOS

A economia desaquecida pode levar muitos lojistas a vender seus produtos pelo preço de custo, quando a empresa precisa de capital de giro, por exemplo. Porém, promoção inteligente é aquela que funciona e, portanto, proporciona benefícios para os dois lados (empresário e cliente).

A promoção tem de dar lucro para a empresa, sendo que para ter algum lucro com a promoção, o desconto precisa ser menor que a margem de lucro do produto. Muitos se esquecem de fazer essa conta e colocam o mesmo desconto para um setor inteiro.

2 VALORIZE OS LANÇAMENTOS

Se a intenção é convencer o consumidor a substituir um produto tradicional por outro recém-chegado às prateleiras – e ainda sem credibilidade – a redução de preço pode não ser o melhor caminho.

Em vez disso, o consumidor pode ser seduzido com propostas de experiência, como a oferta de amostras grátis e degustações.

Essa estratégia ficou bem evidente há alguns anos durante a chamada guerra dos aplicativos de viagem, quando a hoje extinta Easy Taxi chegou ao Brasil para concorrer com o Uber. Para o lançamento, a empresa liberou corridas gratuitas por São Paulo durante 24 horas. A iniciativa manteve 90% dos motoristas do novo serviço ocupados durante todo o período da promoção.

3 DEFINA CLARAMENTE O TEMPO DE OFERTA

Há dois perigos na famosa frase “enquanto durarem os estoques”: a dificuldade de planejamento e o excesso de adesão. Nos dois casos, a proposta pode trazer grandes problemas ao lojista.

No caso de supermercados e lojas que trabalham com variedade maior de produtos, ofertas com maior tempo de duração podem prejudicar a ação, já que tende a dispersar os consumidores. O mais indicado é que dure apenas um dia. Já para restaurantes e negócios com um público mais uniforme, o ideal é que a promoção dure, no mínimo, uma semana, para que o estabelecimento seja recomendado para novos possíveis clientes.

4 TENHA CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

Não confunda promoção com bom relacionamento nas redes sociais. Essas mídias funcionam melhor como uma forma de interação e para conhecer o público-alvo.

Do mesmo jeito que a internet ajuda a acelerar as vendas de um serviço ou produto em curto período de tempo, também pode trazer à tona uma enormidade de reclamações de clientes insatisfeitos.

Assim, só divulgue suas promoções se sua empresa estiver preparada para o alcance que as redes sociais proporcionam.

5 USE O CADASTRO DE CLIENTES COMO FERRAMENTA

Com o cadastro de clientes, o empresário consegue traçar o perfil de seu público, e saber quais são os maiores interesses de cada grupo.

Tendo um histórico de compras, é possível encontrar informações complementares como profissão, restrições alimentares, idade, estilo e tamanho de roupas e calçados de cada cliente. E usá-las para planejar as promoções.

Uma sugestão é aproveitar as datas comemorativas para diferenciar a promoção. No país há muitas datas comemorativas que poderiam ser melhor aproveitadas pelos comerciantes.

Por Mariana MissiaggiaDiário do Comércio de SP

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