O governo Lula resolveu retomar a cobrança de tributos federais sobre a gasolina, o que deve impactar em alta nos preços para os consumidores, em especial para aqueles que possuem carros "mais velhos" e menos econômicos, ou seja, os mais pobres das classes "C e D".
Em 2022, o governo Bolsonaro editou uma medida provisória reduzindo as alíquotas do PIS/Cofins sobre todos os combustíveis até o último dia 31 de dezembro. No início do governo Lula, a medida foi prorrogada até o fim de 2023, mas apenas para óleo diesel, biodiesel e GLP. Álcool e gasolina ficaram isentos somente até o mês de fevereiro.
Nesta semana foi anunciado pelo Governo Lula que o litro da gasolina irá aumentar R$ 0,47 centavos por litro, e do etanol, R$ 0,02 centavos por litro, em razão da volta da cobrança do PIS/Cofins sobre esses dois combustíveis. O que já estava ruim, agora vai piorar ainda mais para os pobres das "classes C e D".
Fonte: www.gazetadopovo.com.br