O Produto Interno Bruto (PIB) per capita fechou 2022 com alta de 2,2% e alcançou um pouco meno de US$ 9 mil. Apesar da reação, o indicador ainda está bem abaixo em relação ao ápice da série histórica entre 1980 e 2022, em 2013 o PIB per capita atingiu um pouco mais US$ 13 mil.
PIB per capita
O PIB per capita é calculado a partir da divisão de uma economia pelo tamanho da sua população. A ideia é relacionar o crescimento de um país com a riqueza de seus habitantes. Ele funciona principalmente para comparar a situação de um país com os demais.
Há quem considere como uma referência para o padrão de vida da população, apesar de suas limitações. Isso porque representa uma média e não contempla as desigualdades, que se tornam ainda mais claras no caso de países desiguais como o Brasil.
Na série histórica do PIB per capita, iniciada nos anos 80, o maior patamar foi registrado em 2013, antes de os primeiros sinais da crise que se tornou recessão nos anos de 2015 e 2016. Pelas estimativas de Silvia Matos, chegar a esse nível pode levar alguns anos.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte: valor.globo.com e www.ceicdata.com