A Secretaria de Saúde de Descalvado informou que a cidade já contabiliza dez casos de picadas de escorpião em 2023, contando somente até a primeira quinzena de março e, com ocorrências crescentes, o departamento responsável tem alertado a população para os cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes, principalmente durante esta época quente e chuvosa.
Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, em 202 2 , o município registrou 42 ocorrências envolvendo o animal, sendo que em duas situações foi preciso aplicar o soro antiescorpiônico. Dos casos registrados em 2023, apenas um precisou do soro, até o momento.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Santana, nem todos os casos têm necessidade de receber o soro antiescorpiônico, pois depende da gravidade de cada acidente.
A secretaria orienta que os moradores que encontrarem escorpiões em casa ou em terrenos próximos às residências podem notificar o caso ao Controle de Vetores, que está localizado na Rua José Rodrigues Penteado, 185 – centro, ou pelo telefone (19) 3593-1051. Em caso de picadas, a secretaria informa que o morador deve apenas limpar o local da picada com água e sabão, aplicar compressa de água morna para diminuir a dor e se dirigir imediatamente ao Pronto Socorro Municipal.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link
Fonte: www.acidadeon.com