Mercado & Negócios: WhatsApp é o principal canal digital de vendas dos pequenos negócios

Os pequenos negócios têm ampliado a presença no meio digital. Estudo do Sebrae divulgado nesta segunda-feira, 13/03, aponta que 57% das micro e pequenas empresa possuem perfil nas redes sociais, sendo que dessas, 45% vendem, ou reservam produtos, por meio desses canais.

A principal ferramenta digital para as vendas dos pequenos negócios é o WhatsApp, usado por 74% daqueles que comercializam pelo meio digital. Em seguida, com 42%, aparecem as redes sociais, depois o site próprio (17%) e marketplace, apontado por 15% dos entrevistados.  

Na participação total das vendas, o meio digital é responsável por 11% das comercializações desses negócios. “A redes sociais tornaram-se potentes canais de relacionamento e vendas que precisam fazer parte da estratégia do negócio, com uma gestão profissional, capaz de atingir resultados reais a partir de um objetivo bem definido”, diz Carlos Melles, presidente do Sebrae.

De acordo com o levantamento, a grande maioria dos pequenos negócios possui perfil no Instagram (94%), o que demonstra o crescimento considerável dessa rede social na promoção das empresas. Em 2018, na primeira edição da pesquisa, esse percentual era de 25%. O Facebook, por sua vez, ainda se encontra entre as plataformas mais utilizadas com 69%, com um crescimento de 20% nos últimos quatro anos.

Além das vendas, as redes sociais são usadas por 65% dos empreendedores para apresentar catálogos de produtos e serviços, ou para disponibilizar opção de contato aos clientes (65%), dar espaço para sugestões ou reclamações de clientes (54%) e informar preços (44%).

Já as homepages e websites perderam a importância desde a última edição do levantamento, em 2018, e estão presentes em 27% das empresas pesquisadas, perdendo nove pontos percentuais.

Apesar de ser uma das plataformas de vídeo preferida pelos brasileiros, o YouTube ainda é pouco difundido pelas micro e pequenas empresas. Apenas 14% deles possuem canal nessa plataforma. Com a mesma porcentagem, o LinkedIn também é pouco utilizado pelos empreendedores pesquisados. Com menor porcentagem entre as redes, o Twitter só atingiu 8% dos donos de pequenos negócios.

O meio digital também vem sendo cada vez mais usado pelos pequenos negócios para o contato com parceiros e fornecedores. Segundo o levantamento, 39% dos entrevistados apontaram que usam com frequência a internet para comprar insumos e mercadorias.

A pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios – Edição 2022 entrevistou 6.345 donos de pequenos negócios de todas as regiões do Brasil. Dentro desse universo estão microempreendedores individuais (MEI), além de donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EP) que atuam nos setores do comércio, serviços e construção.

* Por  Redação DC – Diário do Comércio de SP

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,59
BRL/EURR$6,47
BRL/BTCR$698.162,5
BRL/ETHR$19.127,74
17 jul · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 17 Jul 2025 13:05 UTC
Latest change: 17 Jul 2025 13:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.