Negócios & Mercados: Seu e-commerce está preparado para as gerações Z e Alpha?

A geração Z, de nascidos entre 1997 e 2009, e a geração Alpha, a partir de 2010, já correspondem a boa parte dos consumidores do e-commerce. Esses públicos representam as primeiras gerações a nascer em um mundo com experiências digitais e que valorizam jornadas de compra imersivas e interativas. Eles apresentam tendências importantes de consumo que devem estar no radar dos empreendedores que investem na estratégia de dropshipping, um modelo de logística em que o revendedor comercializa o estoque de parceiros.

A geração Z possui uma renda mundial combinada de US$ 7 trilhões, segundo estudo do Bank of America. Enquanto isso, a Geração Alpha, de adolescentes com no mínimo 13 anos, tem participação significativa influenciando os pais para realizar compras. Segundo o relatório “Consumer View” realizado pela National Retail Federation, NRF, 87% das famílias dizem que são influenciados pelos filhos, principalmente na aquisição de jogos, roupas, alimentos, eletrônicos e viagens. Dados que evidenciam a relevância desse público para o e-commerce.

“É preciso investir em uma estratégia de dropshipping que ofereça uma experiência de compra online personalizada e diferenciada para a Geração Z e Alpha, e vá além de simples estratégias tradicionais de venda online. Esses consumidores estão atentos a marcas que compartilham seus valores e propósitos, tenham produtos de qualidade, sustentáveis e exclusivos, e que proporcionem uma experiência de compra que os faça sentir únicos durante toda jornada online", afirma Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.

Avaliando a importância de uma estratégia de dropshipping no e-commerce que atende esses novos consumidores, o especialista elenca as principais dicas para atrair esses públicos. Confira:

Disponibilize uma tecnologia intuitiva e opções seguras de pagamento

As gerações Z e Alpha são nativos digitais e esperam experiências de compra fáceis e inovadoras. Para isso, é importante fazer uso de uma plataforma de comércio eletrônico confiável e disponibilizar opções de pagamento seguras, com interface intuitiva.

Além disso, é recomendável facilitar o processo de checkout da loja. É possível adicionar recursos como preenchimento automático de informações de pagamento, visualização clara do carrinho e dados sobre o custo total da compra.

“Somado a isso, as gerações Z e Alpha são inclinadas a uma variedade de pagamentos, por isso é válido disponibilizar opções como Pix, PayPal, Apple Pay, Google Pay, cartão de crédito, boleto, entre outras facilidades que atendam as necessidades desses consumidores”, diz o executivo.

Ofereça entregas rápidas e convenientes

Outra facilidade que a estratégia de dropshipping não pode deixar de lado quando se trata de públicos como os genZ e genA é a possibilidade de receber os produtos com agilidade. Para Colette, é importante que os varejistas invistam na conveniência e eficiência no momento da entrega.

“Quando se trata de dropshipping, em que é preciso aguardar o processo de entrega do fornecedor, esse processo pode ser ainda mais complicado. Por isso, é importante deixar claro o prazo de entrega para o cliente e acompanhar o envio por parte do fornecedor para garantir que não haverá atrasos. Outra opção é contratar fornecedores que disponibilizem produtos a pronta entrega, como fornecedores nacionais; assim, você garantirá as vendas”, revela o especialista.

Busque produtos sustentáveis

Preocupação com sustentabilidade também está no radar da geração de consumidores mais jovens do e-commerce. Eles valorizam marcas éticas e ambientalmente conscientes. “Para isso, é importante que, no modelo de dropshipping, seja feita uma pesquisa de fornecedores que têm práticas sustentáveis. Verifiquem se fazem uso de materiais biodegradáveis e recicláveis, se há políticas de redução de resíduos ou se usam a energia renovável. Assim será possível engajar os consumidores com os produtos vendidos”, orienta Colette.

Tenha transparência na jornada de compra

Como mencionado, essas gerações são consumidores conscientes e nativos digitais, que buscam por transparência total nos sites que visitam. “É importante que sejam informados detalhes como as especificações do produto, descrição, imagens e os comentários dos clientes. Além disso, é importante informar sobre os prazos de entrega, tempo de processo e período aproximado de envio, além de indicar formas de rastreamento e deixar clara a política de devolução e reembolso”, conclui o especialista.

Sobre a Yampi

A Yampi é uma empresa de soluções para aumento de conversão no e-commerce. Suas principais ferramentas são o Checkout Transparente, líder em vendas no país, e a plataforma de Loja Virtual, com diversos recursos para criação e gerenciamento de negócios online. Fundada em 2011, a Yampi já impulsiona os resultados de milhares de vendedores, facilitando também a criação de operações de dropshipping, modelo de vendas sem estoque. Com foco em democratizar o acesso ao e-commerce no Brasil, a Yampi está atuando para incluir públicos mais diversos no mercado. Em seu portfólio, conta com clientes como Gummy Hair, Knit, Bars Over Bottles, Bum Bum Cream e Hidratei.

* Por Ana Claudia Silva anaclaudia@agencianoar.com.br

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