Escuta Ativa & Demanda: confira os desejos do consumidor na alimentação fora do lar

Não é segredo que a pandemia alterou os hábitos de consumo em relação à alimentação fora do lar – deixando de consumir ou diminuído a frequência por conta do aumento dos preços do cardápio. Por outro lado, 64% dos entrevistados veem a necessidade do encontro social como principal motivo para ir a bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Esses dados fazem parte pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor” da Galunion – consultoria especializada em alimentação fora do lar (6ª edição, set/22).

Como o consumidor é cada vez mais protagonista, neste "mês do Consumidor", a Galunion fez uma lista com os pedidos que o cliente gostaria de fazer aos donos de bares, restaurantes, cafeterias, entre outros estabelecimentos de alimentação fora do lar:

  • Encontrar pratos mais baratos e gostosos (45%)
  • Que o estabelecimento não sacrifique a qualidade dos produtos (34%)
  • Que o operador invista em experiência e hospitalidade (15%)
  • Ser atendido pelo operador onde quer que ele esteja (7%).

Outro dado importante que complementa os dados acima, é que 95% dos entrevistados querem encontrar novidades em alimentos e bebidas. Com isso, é importante entender quais as tendências mais buscadas pelos consumidores e como integrar essa oferta nas opções de cardápio que atendam essas necessidades.

Os operadores podem contar com diversas estratégias para atrair clientes e melhorar o movimento dos estabelecimentos, mas como o objetivo é ouvir o cliente, a Galunion separou algumas sugestões dos consumidores para adaptar o menu com tendências culinárias:

  • Utilizar produtos feitos com ingredientes naturais (42%)
  • Oferecer produtos de café da manhã servidos a qualquer hora do dia (40%)
  • Oferecer pratos e bebidas que tragam conforto e nostalgia (38%)
  • Utilizar fornecedores locais/ artesanais (36%)
  • Encontrar pratos gostosos e indulgentes (34%).

Para Nathalia Royo, Inteligência de Mercado & Marketing da Galunion, é importante observar a grande tendência de produtos e ofertas multitendência. “A tendência de uso de ingredientes naturais, por exemplo, é um movimento crescente no mercado e já mostrava potencial durante a pandemia, época em que os consumidores passaram a valorizar ainda mais a saudabilidade. Com um consumidor cada vez mais protagonista, oferecer tais produtos junto com flexibilidade é uma forma de atender a diferentes demandas do consumidor de uma forma executável para o seu negócio.”, completa.

Educação, humildade, respeito, acolhimento e escuta ativa dos clientes em relação à oferta e ao atendimento é fundamental. Alimentos naturais, sustentáveis e gostosos, aliados à flexibilidade e conforto tornam a experiência do encontro + refeição motivo de retornar ao estabelecimento.

Por DFREIRE Comunicação e Negócios -​ Elisabete Leandro – beteleandro@dfreire.com.br

 

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