O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – divulga uma programação cultural intensa para o mês de abril. Atrações de teatro, música e exibições do cinema internacional integram a agenda, com destaque para o show de Tiganá Santana – primeiro compositor brasileiro a apresentar canções em língua africana – e vários outros artistas convidados. A maior parte da programação é gratuita e ainda inclui master classes, oficinas, além de um concerto e workshop que exaltam o mês em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas.
Como parte da programação para o mês de valorização dos povos originários, o Conservatório de Tatuí traz três eventos especiais. A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí convida a cantora indígena Djuena Tikuna e seu parceiro Diego Janatã para dois concertos especiais: dia 19, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, e dia 23, às 11h, na Sala São Paulo. Djuena Tikuna foi a primeira indígena a protagonizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas e traz a sua sonoridade para esta apresentação. Ainda em alusão à data, no dia 18, os convidados ministrarão o workshop “Músicas Tikuna e instrumentos indígenas”, às 9h, no Salão Villa-Lobos. Para os dois concertos, a Orquestra também convida os solistas Anton Carballo e Amanda Martins, sob a coordenação e regência do Maestro Emmanuele Baldini.
No dia 16, às 19h, a Orquestra Sinfônica apresenta-se junto ao Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, em parceria com a empresa Cipatex, no Teatro Municipal de Cerquilho (SP). Já em comemoração ao Dia Nacional do Choro, no dia 23, o Teatro Procópio Ferreira será palco do concerto realizado pelo Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Além disso, a instituição promoverá a sua Roda de Choro no dia 25, às 17h, no Centro Cultural de Tatuí.
Cine Bibi
O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. Para abril, o tema central é ‘Tabu’ e as próximas obras são ‘Repulsa ao sexo’ (dia 11, 19h30), ‘Ovos de ouro’ (dia 22, 17h) e ‘Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón’ (dia 25, 19h30). Devido ao tema, os filmes possuem classificação indicativa de 14 ou 16 anos.
Ocupação Artística
Além da programação de shows promovidos pela instituição, o Conservatório de Tatuí também mantém, desde 2022, o projeto ‘Ocupação Artística’, que cede seus espaços culturais para apresentações de projetos desenvolvidos por coletivos, grupos e artistas locais.
No dia 30 de abril, Ana Cristina Machado e Tchello Gasparini apresentam ‘Trem das Onze’ em duas sessões, às 16h e às 19h. Trata-se de um espetáculo de teatro musical em homenagem ao centenário compositor paulistano Adoniran Barbosa e ao tatuíano, Nicola Caporrino. Na peça, o palhaço barão conta suas memórias da cidade de São Paulo em releituras das canções de Adoniran, enquanto a bailarina e coreógrafa Ana Cristina interpreta diversas personagens icônicas destas músicas, como Inês, Iracema, Nicola, entre outros.
Complementam a programação teatral em abril as atrações do grupo de teatro brasileiro Sobrevento. Considerado internacionalmente como um dos maiores expoentes brasileiros no Teatro de Animação, o grupo apresenta o espetáculo “Escombros”, nos dias 28 e 29 de abril, às 20h, e a oficina “Introdução ao Teatro de Objetos” nos mesmos dias, às 14h.
Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao. A programação está sujeita a alterações.