Pelo terceiro ano consecutivo, a Emef Professor Agostinho Garcia, do Jardim Anésia, foi selecionada pela Organização Social de Cultura Fundação Osesp para participar de atividades promovidas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A Orquestra foi fundada na cidade de São Paulo em 1954 e tem papel de destaque no cenário sinfônico nacional e internacional. Localizada na capital paulista, na Sala São Paulo, é considerada uma das melhores salas de concerto do mundo.
O programa “Descubra a Orquestra na Sala São Paulo” é um projeto de iniciação musical dedicado a alunos e professores de escolas públicas, particulares e instituições beneficentes. O programa oferece diversas ações com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores inscritos.
A visita aconteceu no último dia 11 de abril e foi direcionada aos alunos do Projeto Canto Coral, desenvolvido naquela unidade educacional, que tem como objetivo incentivar a interação e inclusão de diversos gêneros musicais na vida dos alunos, especialmente aqueles que não fazem parte do cotidiano das crianças, como música clássica e música popular brasileira.
O projeto é desenvolvido pela professora da Educação Básica I, Daniele Almeida Pindobeira Guetti, pós-graduada em Educação Musical Escolar pela UFSCar. A diretora da unidade educacional, Maria Aline Bet Botaro, destacou a importância do projeto: “A experiência proporcionada às nossas crianças possibilita diversas formas de aprendizado, seja no aspecto cultural, histórico e social”, disse.
“As atividades extracurriculares são de extrema importância para os alunos, uma vez que possibilitam a ampliação de horizontes, o aprendizado de novos conhecimentos”, destacou a secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme.
Fundação Osesp
A Fundação Osesp é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivos apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e a assistência social, com ênfase à música de concerto, instrumental e vocal.
Para participar do programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo, o professor deve se inscrever em um dos cursos oferecidos para Formação de Professores e também escolher um dos eventos da Formação de Público para trazer um grupo de até 90 participantes. As atividades são vinculadas e não podem ser realizadas separadamente.
O processo seletivo para o primeiro semestre de 2023 aconteceu entre os dias 6 e 12 de fevereiro.
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira