Auxiliar gestores municipais na busca de soluções e inovação na esfera pública foi a proposta da 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios (CEM), promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) e que ocorreu esta semana (9 a 11/05), em Ribeirão Preto (SP).
Dentro dessa proposta, o prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, foi convidado pelo Sebrae para apresentar um painel, no qual discorreu sobre a implantação de políticas públicas de desenvolvimento local.
Desde 2017 uma série de iniciativas consolidaram Porto Ferreira como um polo desenvolvimentista, tais como o Certificado de Registro de Indicação Geográfica, Município de Interesse Turístico (MIT), Arranjo Produtivo Local (APL), implantação do Cefer (Centro Empresarial Ferreirense), Comitê do Circuito da Cerâmica Artística e Decoração, Casa do Empreendedor, entre outras.
Todas essas ações culminaram em duas premiações no programa Sebrae Prefeito Empreendedor estadual e uma em nível nacional, em 2022, após onze anos sem que um município paulista conquistasse tal façanha.
“Eu fiz aqui a minha crítica educada, mas existente, de que o prêmio não devia se chamar ‘Prefeito Empreendedor’, mas ‘Cidade Empreendedora’. Eu represento aquilo que a sociedade ferreirense é, empreendedora. Aquilo que a nossa equipe da Prefeitura é, empreendedora. A vontade de cada um daqueles que trabalham em prol de Porto Ferreira e que transformam nossa cidade cada dia mais. Não só como Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração, mas como um local que quer um futuro melhor para todos”, destacou o prefeito após a apresentação do painel.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira